Servidores do Executivo estadual podem fazer uma simulação pela internet para saber quando terá direito a aposentadoria. A nova ferramenta mostra também quais pré-requisitos já foram cumpridos, se você já possui direito a aposentadoria, ou a partir de qual ano terá os requisitos para a inatividade.
O objetivo é permitir que essa simulação seja feita de forma facilitada, sem precisar consultar o setor de Gestão de Pessoas do órgão, e de acordo com a reforma da previdência estadual que alterou regras de concessão como tempo de contribuição e idade.
Após acessar o sistema, é necessário inserir os seus dados pessoais como o Cadastro de Pessoa Física (CPF), matrícula, e data de nascimento, e realizar a simulação. A ferramenta irá levar em consideração o seu histórico de contribuições, e a legislação vigente.
O sistema gera todas as opções de simulação possíveis, de acordo com as regras de transição em que o servidor se encaixa.
“O simulador já está parametrizado para atender as regras atuais da previdência. Com a recente reforma estadual, não tem como o servidor utilizar outro simulador que não seja o do Estado”, esclarece o presidente do MT Prev, Elliton Souza.
Com a nova ferramenta, a informação sobre a aposentadoria será precisa, e com rapidez. Antes, o servidor procurava o MT Prev pessoalmente ou por telefone para tirar dúvidas, ou então a setorial de Gestão de Pessoas, para saber quando teria direito a se aposentar.
O sistema também simula o abono de permanência, benefício que o servidor que tem direito quando já possui os requisitos para a aposentadoria.
Para acessar o simulador CLIQUE AQUI.