Domingo, 13 de Julho de 2025
Domingo, 13 de Julho de 2025
InícioMATO GROSSOServidores concluem curso para atuação no Sistema Socioeducativo

Servidores concluem curso para atuação no Sistema Socioeducativo


Cinquenta Agentes de Segurança Socioeducativos concluíram, nesta segunda-feira (07.12), o 2º Curso de Operações Socioeducativas Especializadas. As instruções começaram no início em novembro e tiveram duração de 27 dias. Com a conclusão da capacitação, os agentes estão aptos para atuarem nas atribuições exclusivas de operações socioeducativas especializadas. A formatura foi realizada nesta manhã, na Academia de Polícia Militar Costa Verde, em Várzea Grande.

Com ministrações teóricas e práticas, os servidores foram orientados sobre segurança interna e externa de ambientes de privação de liberdade, escolta de adolescentes em conflito com a lei e contenções em momentos de situações limite.

A capacitação foi necessária porque a lei estadual Nº 10.959, de outubro de 2019, reestruturou a carreira dos servidores que atuam no Sistema Socioeducativo e ampliou as atribuições do cargo de agente. Antes, a segurança era feita pelas forças policiais. No mesmo ano, a Lei Nº 10.939 criou regras para o porte de arma dos agentes e acrescentou mais atribuições.

“Hoje vivemos um momento importante na nossa instituição. Eu quero agradecer todo o apoio das forças de segurança porque sem elas não estaríamos aqui. Não foi fácil. Tivemos dificuldades, mas eu prefiro pensar no futuro. Tenho orgulho de cada um de vocês”, enfatizou a secretária adjunta de Justiça da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Lenice Silva.

Do total de 50 formandos, 16 eram mulheres. Para Cristiane Melo de Oliveira, o curso a desafiou no campo profissional e materno. “Tenho dois filhos, sendo uma de pouco mais de um ano e tive que deixar em casa. Foi uma superação e estou muito feliz”, ressaltou ela, que é servidora do Socioeducativo há nove anos e atua na unidade de Rondonópolis (a 212 km ao Sul de Cuiabá).

A palavra superação define para o David Glaucio Deluque, o primeiro colocado no curso, o que foi a capacitação ao longo dos 27 dias. “Concluir esta etapa me dá a sensação de dever cumprido. Nossa unidade tem muito a ganhar. O conhecimento que tivemos no curso supera qualquer dificuldade”, destacou o servidor com 10 anos de carreira e que atua no município de Cáceres (219 ao Oeste de Cuiabá).

Além dos familiares dos formandos e da secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva, estavam presentes o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel PM Alessandro Borges, o deputado estadual, João Batista, o presidente do Sindicato dos Profissionais do Sistema Socioeducativo, Paulo Cesar de Souza, os delegados de polícia Diogo Santana e Fabiano Pitoscia, e os gerentes dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases).

Participam do curso servidores das unidades de Cuiabá, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. As instruções técnicas foram dadas por profissionais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Serviço de Operações Especiais (SOE), Rondas Ostensivas Táticos Metropolitanas (Rotam) e Grupo de Intervenção Rápida (GIR).

Fonte: GOV MT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA