Nos últimos anos a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) deixou para trás os processos morosos de abertura de empresas, e implantou a Junta digital. Além de digitalizar todo o acervo e tornar certidões, constituição de empresas, alterações cadastrais, acessíveis a um clique, a autarquia investiu em capacitação para que a tecnologia seja empregada a serviço da sociedade.
Foram abertas cerca de 60 mil empresas desde a implantação do registro digital, e recentemente, o registro automático de empresas, em junho de 2019. Neste ano, o tempo médio de espera após o pedido da abertura via processo é de 5 horas, quase metade do que o registrado no ano passado, de 9 horas, e um salto em comparação com os anos anteriores, em que a média era de 30 dias de espera.
“Acredito que a melhoria de todos os processos e a agilidade que implantamos era uma necessidade dos contadores, empresários e cidadãos que procuram os serviços da Junta. Foi um trabalho muito árduo, que contou com o empenho dos servidores, da diretoria, do colegiado de vogais, e do governo estadual, para facilitar a vida do empreendedor no estado”, explica a presidente da Jucemat, Gercimira Rezende.
A presidente lembra que a fila presencial para atendimento na sede do órgão era algo que incomodava muito a categoria. Mesmo antes da pandemia, a sala de espera para atendimento presencial já ficava vazia. Os principais beneficiados com o pacote de mudanças implementadas foram os contadores do interior do estado.
Atualmente, a abertura de empresas automática permite que a empresa seja constituída praticamente sem conferência humana. Com a integração dos municípios, serviços de licenciamento municipal, alvará, o CNPJ da Receita Federal, e outras necessidades para o funcionamento empresarial, estão centralizados em um único pedido feito pela internet.
Ao todo 32 municípios já estão integrados a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas (Redesimples), e oferecem a facilidade. Antes, era necessário que o empreendedor ou contador buscasse os órgãos estaduais e municipais de licenciamento separadamente, o que tornava o processo mais demorado e caro.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Paulo Cesar Ruhling, avalia que os serviços digitais da Jucemat são um modelo eficiente que beneficia não só os contadores de mato Grosso, mas do mundo.
“Mato Grosso está acessível ao mundo. Todos os cantos do estado estão conectados. A revolução digital que a gestão fez é um modelo de sucesso para todos os estados do Brasil. Para a classe contábil, que utiliza 99% dos serviços da Junta, não tem como comparar como era antes, com o processo de papel, e agora, com tudo digitalizado. Foi um avanço muito grande”, explica.
A implantação do chat on-line como principal meio de comunicação para tirar dúvidas, obter assistência, e atendimento personalizado, facilitou ainda mais o acesso aos serviços da Jucemat.
Desde a implantação da ferramenta, em fevereiro de 2019, já foram realizados mais de 170 mil atendimentos, o que representa uma média de 8 mil atendimentos ao mês. O chat on-line é acessado diretamente pelo site www.jucemat.mt.gov.br.
Como referência na transformação digital, a equipe da Jucemat capacitou servidores, equipes de outras Juntas Comerciais, e dos municípios integrados. Os cursos não pararam nem durante a pandemia. Foram ofertadas capacitações por videoconferência para equipes de oito cidades do interior sobre a integração à Redesimples.
A gestão da Junta Comercial, e do Colegiado de Vogais do último quadriênio terminou nesta quarta-feira (30.09), e a posse da nova diretoria, colegiado e suplentes, ocorre nesta quinta-feira (1º), na sede da autarquia, em Cuiabá. A Jucemat é a autarquia responsável pelo serviço de Registro Público de Empresas Mercantis.