InícioMATO GROSSOSeciteci realiza evento virtual em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na...

Seciteci realiza evento virtual em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Ciência


Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do MT Ciências e do Parque Tecnológico Mato Grosso, realizará um bate-papo virtual com mulheres envolvidas em pesquisas científicas. A live será transmitida a partir das 16h pelo canal do Youtube da Seciteci.

O evento virtual será conduzido por mulheres engajadas em fortalecer e fomentar os trabalhos de mulheres em áreas científicas, como a doutora Juliana Antunes, que coordena o Projeto Meninas Digitais no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Cuiabá.

Além da mestra Layla Teixeira, que atua em Consultoria, Metrologia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Industrial, no Instituto SENAI. E as mestrandas Thaís Campos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Olívia Boretti, especialista em áreas de tecnologia e inovação, que é uma das fundadoras da Cuiabá Legal Hackers.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, o evento foi criado para divulgar os trabalhos voltados às mulheres na ciência.

“É importante dar voz e espaço para estes projetos desenvolvidos por mulheres, além de discutir o quão é importante ter mulheres se destacando em pesquisas científicas e tecnológicas”, ressaltou.

O dia 11 de fevereiro foi instituído em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência em concordância ao processo de igualdade de gênero e fomento ao empoderamento feminino. De acordo com a ONU, menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres.

Conforme a coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, é necessário romper ainda mais as barreiras de estereótipos de gênero e classes sociais, e os trabalhos de popularização da ciência vão ao encontro deste processo.

“Precisamos desmantelar os conceitos que ligam a ciência à masculinidade, principalmente nas áreas de tecnologia, engenharias e matemática. Trabalhamos popularizando a ciência, acreditando no acesso integral e igualitário entre os gêneros, para um mundo mais justo”, disse.

O evento conta com o apoio da UFMT, IFMT, do Instituto de Tecnologia Senai e da empresa Cuiabá Legal Hackers. Quem quiser participar gratuitamente do bate-papo virtual, a partir das 16h estará disponível AQUI

Fonte: GOV MT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA