Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do MT Ciências e do Parque Tecnológico Mato Grosso, realizará um bate-papo virtual com mulheres envolvidas em pesquisas científicas. A live será transmitida a partir das 16h pelo canal do Youtube da Seciteci.
O evento virtual será conduzido por mulheres engajadas em fortalecer e fomentar os trabalhos de mulheres em áreas científicas, como a doutora Juliana Antunes, que coordena o Projeto Meninas Digitais no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Cuiabá.
Além da mestra Layla Teixeira, que atua em Consultoria, Metrologia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Industrial, no Instituto SENAI. E as mestrandas Thaís Campos, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Olívia Boretti, especialista em áreas de tecnologia e inovação, que é uma das fundadoras da Cuiabá Legal Hackers.
Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, o evento foi criado para divulgar os trabalhos voltados às mulheres na ciência.
“É importante dar voz e espaço para estes projetos desenvolvidos por mulheres, além de discutir o quão é importante ter mulheres se destacando em pesquisas científicas e tecnológicas”, ressaltou.
O dia 11 de fevereiro foi instituído em 2015, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência em concordância ao processo de igualdade de gênero e fomento ao empoderamento feminino. De acordo com a ONU, menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres.
Conforme a coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, é necessário romper ainda mais as barreiras de estereótipos de gênero e classes sociais, e os trabalhos de popularização da ciência vão ao encontro deste processo.
“Precisamos desmantelar os conceitos que ligam a ciência à masculinidade, principalmente nas áreas de tecnologia, engenharias e matemática. Trabalhamos popularizando a ciência, acreditando no acesso integral e igualitário entre os gêneros, para um mundo mais justo”, disse.
O evento conta com o apoio da UFMT, IFMT, do Instituto de Tecnologia Senai e da empresa Cuiabá Legal Hackers. Quem quiser participar gratuitamente do bate-papo virtual, a partir das 16h estará disponível AQUI