InícioMATO GROSSOProfessora aposta na criatividade para usar plataforma Microsoft Teams

Professora aposta na criatividade para usar plataforma Microsoft Teams


.

Alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima no município de Juína (735 quilômetros ao noroeste de Cuiabá) aprenderam a utilizar todas as possibilidades da plataforma Microsoft Teams. Após as aulas, os alunos realizam atividades gravando vídeos e mostrando que a tecnologia veio para ficar.

A professora Andréa Valenga explica que as ideias surgem após as conversas que tem com os alunos na plataforma Teams antes de aplicar o conteúdo do dia. “Procuro acrescentar ao material da Aprendizagem Conectada uma atividade prática. Gosto muito de trabalhar com atividades práticas, pois o retorno é sempre ótimo”, frisa.

Para motivar seus alunos, a professora explica que se trata de um desafio. E, com isso, os alunos estão sempre concentrados nas atividades. “Aproveito para trabalhar dessa forma nas aulas ao vivo, porque essas conversas vão surgindo e assim nascem alguns vídeos maravilhosos”, explica.

Andréa se referia a um dos vídeos mais comentados nos grupos WhatsApp de alunos e pais, que retrata uma atividade sem o uso de celular – fazer brincadeiras em sua casa como nos tempos antigos. A partir daí, um aluno gravou como ele brincou de fazendinha, mostrando tudo o que tinha construído.

“Foi um vídeo muito bom porque a proposta era exatamente essa. Brincar de alguma coisa longe do celular, deixar o aparelho de lado. E as imagens mostraram que a brincadeira pode ser feita como antigamente”, comemora.

Para dar sequência nas atividades que não exigem a tecnologia, nesta segunda-feira (17.08), a professora teve como temática a peteca. A tarefa foi confeccionar uma peteca na aula de língua portuguesa. Depois, cada um dos 23 alunos da turma pode gravar um vídeo para mostrar como ficou.

No entendimento de Andréa, não se trabalha só língua portuguesa, mas conteúdo relacionado com outras disciplinas como história, artes ou educação física.  

A professora lembra que a ideia surgiu numa aula de geografia e história sobre as brincadeiras antigas. O aluno deveria entrevistar alguém da família para anotar de um lado a brincadeira que a pessoa fazia. Os alunos fizeram e relataram como era ficar o fim de semana sem usar o celular. “Essa atividade consta nas apostilas da Aprendizagem Conectada. Uma ótima atividade, por sinal”, explica.

Andréa assinala que uma infinidade de conteúdos que foram trabalhados numa simples brincadeira e não como medir a aprendizagem daquele aluno conhecimento que ele apresenta no vídeo. Entre os itens trabalhados está questões ambientais, da sustentabilidade, como o aluno entende a questão organizacional de uma fazenda.

Fonte: GOV MT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA