Não é à toa que na frase “luz, câmera, ação” o termo “luz” é anunciado em primeiro lugar. Não apenas no cinema, onde a citação é sempre utilizada, mas em todo processo de criação e execução artística, a iluminação é fator essencial. No estado de Mato Grosso, com a ampliação da oferta de cursos tecnológicos na área do Teatro, bem como a expansão de atividades artísticas, debates sobre técnicas de iluminação cênica estão cada vez mais em evidência.
Nesse sentido, Cuiabá sedia no mês de fevereiro o 1º Meet Up de Iluminação Cênica de Mato Grosso. O evento, que se inicia no dia 8 de março, tem como objetivo aquecer, fomentar e capacitar o mercado de iluminação cênica em Mato Grosso por meio de palestras, oficinas, mesas redondas e trocas de experiência sobre iluminação cênica.
De acordo com Rafael Cerigato, um dos idealizadores do evento, a proposta é oferecer uma imersão no mundo da iluminação, com fazeres práticos, discussões artísticas, mercado de trabalho, contando com cerca de 20 horas de programação distribuídas em quatro dias de encontro.
“Nossa preocupação veio com o início da pandemia, que provocou uma carência de acesso das áreas técnicas da arte a informações e novas tecnologias. O setor artístico foi o mais prejudicado neste momento, empresas de iluminação, por exemplo, tiveram uma perda muito grande”, comentou.
O evento também será voltado para arquitetos, uma vez que a iluminação no âmbito da arquitetura é tema recorrente ao longo da programação. O encontro contará com a participação de renomados profissionais da iluminação, entre eles, Rodrigo Costa Assis, de Goiás, autor do livro Design da Iluminação, e Jamile Tormann, de Brasília, coordenadora dos cursos de pós-graduação em projetos de iluminação em parceria com o Instituto ESB.
O 1º Meet Up de Iluminação Cênica de Mato Grosso é uma realização fruto de parceria entre Rafael Cerigato, diretor artístico e professor de dança e teatro, e Lourivaldo Rodrigues, empresário do ramo da iluminação. O projeto, que foi selecionado no edital MT Nascentes, é financiado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos financeiros da Lei Aldir Blanc.
As inscrições para o encontro estão abertas por meio do site www.meetupdeiluminacaomt.com, na aba “inscrição”. A taxa é simbólica, de R$ 30 por participante, que deverá ser paga no credenciamento do evento.
Mais informações e contato também podem ser obtidos no site.
Programação
8 de março
9h: Abertura
9h30 às 12h: Mesa Redonda – Os Desafios da Iluminação Cênica no Estado de Mato Grosso
14h às 18h: Oficina Básica de Iluminação Cênica para Atores e Bailarinos com Lourivaldo Rodrigues
14h às 18h: Curso Wysywyg Light Desing Com Rodrigo Assis
20h: Palestra Iluminação como Modificador de Espaço com Rodrigo Assis e Apresentação do seu livro Design de Iluminação
9 de março
8h30 às 12h: Mesa Redonda – A Iluminação do Olhar dos Diretores
14h às 18h: Oficina Básica de Iluminação Cênica para Atores e Bailarinos com Lourivaldo Rodrigues
14h às 18h: Curso Wysywyg Light Design com Rodrigo Assis
14h às 18h: Oficina de Iniciação a Iluminação Cênica com Xico Macedo e Alexandre Cruz
20h: Palestra O Mercado de Eventos em Cuiabá com Alcimar Moretti
10 de março
8h30 às 12h: Mesa Redonda: A Iluminação no Caminho da Formação Acadêmica e do Mercado
14h às 18h: Oficina Básica de Iluminação Cênica para Diretores e Coreógrafos com Lourivaldo Rodrigues
14h às 18h: Curso Wysywyg Light Design com Rodrigo Assis
14h às 18h:Oficina de Iniciação a Iluminação Cênica com Xico Macedo e Alexandre Cruz
20h: Economia da Criatividade – Transformando Arte em Negócios – Com Carlina Jacob
11 de março
8h30 às 12h: Mesa Redonda – A Iluminação Cênica e as Novas Tecnologias
14h às 18h: A Cor, O Lúdico e a Luz na Arte Educação com Priscila Freitas
14h às 18h: Workshop Show Design – Com Cássio Rauber
20h: Palestra com Jamile Tormann – A Iluminação e os grandes Eventos | Apresentação do Livro Caderno de Iluminação Cênica