InícioMATO GROSSOPesquisadores debatem educação ambiental como ferramenta de transformação

Pesquisadores debatem educação ambiental como ferramenta de transformação


.

Os precursores da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso (CIEA-MT), se reuniram em um debate online para discutir a educação ambiental como articuladora das interações socioambientais e as responsabilidades no cenário atual e pós-pandemia.

Marcos Sorrentino, professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), reforçou durante o debate que o seu compromisso com a educação ambiental é promover a revolução para a evolução dos seres humanos no planeta. O professor foi consultor da Política de Educação Ambiental de Mato Grosso.

O debate foi mediado pela superintendente de Educação Ambiental, Vânia Márcia Montalvão, que trouxe para o Youtube da Sema Mato Grosso a importância das políticas de educação ambiental nos tempos atuais e de que forma essas críticas e ações podem transformar a sociedade.

Presente no debate, a Analista de Meio Ambiente, Rosana Manfrinate, destacou o efeito da pandemia na economia do país, a atuação, vulnerabilidade e valorização da mulher na educação ambiental e sua inserção no mercado de trabalho de forma participativa e transformadora.

Já Romário Augusto, representante do Coletivo Jovem do Meio Ambiente explicou o processo de aplicação de políticas públicas baseada na legislação e na vivência como experiência para a educação ambiental de forma objetiva e ampla. ” A vida ela não é só a fonte de agir, mas ela também é fonte de lógica para a existência”, ressaltou.

“A educação ambiental tem na sua construção teórica, apesar de todo conflito de sermos um campo tão híbrido, que a gente tem uma educação ambiental totalmente reacionária e oportunista, mas também na sua base possui um processo de construção teórico, prático, criando condições de enfrentar as dificuldades do mundo moderno contemporâneo”, afirmou Heitor Medeiros, professor Dr. da Universidade Católica Dom Bosco.

A transmissão pode ser assistida na íntegra no canal do Youtube Sema Mato Grosso AQUI.

Participação Social

Durante o encontro que durou duas horas, a plateia virtual interagiu com os participantes por meio de comentários como: “Gente, que diálogo enriquecedor, me emocionei e digo sou fruto desse diálogo de quem acredita na educação ambiental, por isso estamos nos conselhos trabalhando para que esses espaços sejam inclusivos”.

Fonte: GOV MT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA