A primeira edição da entrega da Medalha do Mérito das Comunicações da Segurança Pública homenageou 81 militares e civis que contribuíram com as atividades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) ao longo dos 16 anos de existência. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (18.11), no auditório da sede das Promotorias de Justiça da Capital.
Instituída em julho deste ano, a medalha não só homenageia autoridades, parceiros de outras instituições, como por exemplo o Ministério Público Estadual (MPE), servidores que atuam ou já atuaram no Ciosp, mas também evidencia a importância das comunicações e da tecnologia empregada no dia a dia da unidade, como explicou o coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Siziéboro Elvis de Oliveira Barbosa.
“Nossa missão principal é atender as principais ocorrências emergenciais e, para exercer essa missão com supremacia, a gente precisa de vária tecnologias, entre elas a comunicação, que é o foco que hoje estamos aqui dando através da entrega da medalha”, disse o tenente-coronel PM Sizieboro Elvis de Oliveira Barbosa.
O avanço tecnológico do Ciosp ao longo de seus 16 anos foram lembrados pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante. O chefe da Pasta relembrou sua trajetória dentro da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) desde 2008, quando secretário adjunto, entre 2013 e 2014, quando o Ciosp foi equipado para a Copa do Mundo e atualmente, com o projeto Águia, de videomonitoramento por câmeras OCR.
No entanto, Bustamante ressaltou que mais do que reconhecer os investimentos tecnológicos, é necessário reconhecer a parte social de quem opera estes equipamentos. “A medalha hoje reconhece o trabalho de muitos que trabalham 24 horas por dia fazendo essa logística acontecer. Nós temos aqui diversas entidades e pessoas que trabalham ou já trabalharam e se aposentaram, sendo reconhecidas pela sua contribuição para o Estado”, pontuou o secretário da Sesp-MT.
Parceria
Representando todos homenageados, o promotor de Justiça do MPE, Mauro Zaque, também foi reconhecido como importante peça chave para a segurança pública de Mato Grosso. Zaque também atuou como secretário da Sesp-MT em 2015 e, atualmente como promotor, já destinou à segurança mais de R$ 35 milhões, por meio de Termos de Ajustamento de Condutas (TACs), desde o ano passado.
“O Ministério Público vem atuando como um parceiro muito forte e protagonista do sistema de segurança pública ao viabilizar recursos e ao trabalhar no sentido que a gente possa fomentar a segurança para que a sociedade tenha uma resposta e tenha essa estrutura atuando em seu favor. Para mim é uma honra ser homenageado com esta medalha”, disse Zaque.
Também foram homenageados os secretários adjuntos da Sesp-MT, Carlos George Davim; de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes; de Inteligência, Wylton Massao Ohara; de Administração Penitenciária, Emanoel Flores; de Justiça, Lenice Barbosa e de Administração Sistêmica, Lodir Manoel Heitor.
Já das forças de segurança, foram homenageados o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), coronel PM Jonildo José de Assis; comandante do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM), coronel BM Alessandro Borges Ferreira; delegado geral da Polícia Judiciária Civil (PJC), Mario Demerval e o diretor geral da Politec, Rubens Okada.