De 13 a 19 de julho, dentre outras atrações culturais, a programação online do Cine Teatro Cuiabá homenageia a professora Marília Beatriz, incentiva a solidariedade e a luta contra a gordofobia. Confira quais são as opções que o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) oferece para o público de casa nesta semana.
Para começar, nesta segunda-feira (13.07) a jornalista Helô Godoi entrevista o ator e publicitário Eduardo Butakka na live Cine Teatro Convida. Eduardo falará sobre sua trajetória artística e seus cases de sucesso, como Penélope e a professora Geisa. A transmissão acontece às 19h30 pelo instagram.
Na terça-feira (14.07), a Temporada de Filmes traz uma seleção de curtas-metragens do cineasta Severino Neto e Rafael de Carvalho. Com 14 minutos de duração, o curta 3,60 mostra várias vidas ligadas a partir de um troco recebido na roleta de um ônibus. No documentário Composto, os cineastas mostram um dia na vida de várias pessoas em um lixão. Já o filme Juba traz a história e a difícil decisão de uma jovem que ganha dinheiro fazendo malabares nas ruas de Cuiabá.
Na quarta-feira (15.07), a live “Mulheres Brasileiras” com Jeff Rosa oferece um repertório de músicas compostas e cantadas por mulheres. Fascinação, Trem Bala, Estranha Loucura, Bem que se quis e Feira de Mangaio são algumas das canções cantadas e compostas por mulheres do Brasil e que fazem parte da apresentação.
A Live do Totó está na agenda de quinta-feira (16.07). Totó Bodega conta seus causos e piadas com muita música na live solidária em prol do Hospital de Câncer de Mato Grosso.
Na sexta-feira (17.07), o equipamento cultural da Secel fará uma bela homenagem à professora e escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, que faleceu no dia 3 de julho vítima da Covid-19. Uma das fundadoras da Universidade Federal de Mato Grosso, Marília ocupava a cadeira nº 2 da Academia Mato-grossense de Letras, assim como seu pai, Gervásio Leite. Dentre os livros publicados estão as obras literárias O mágico e o olho que vê e Viver de Véspera.
O curta “Plus Size – Can be Diva” do coletivo MT Queer poderá ser conferido no sábado (18.07). Protagonizado pelo artista Hend Santana, o filme traz à tona a gordofobia existente na sociedade, com um recorte na família e concurso de beleza. O drama conta a história de Guilherme, jovem que vive com a mãe e luta para ser aceito como ele é, mas para isso, precisa primeiro se aceitar.
E no domingo (19.07), a agenda semanal é finalizada com o espetáculo Desafio do Emoji da cia Caixa de Brinquedos. Com brincadeiras e adivinhações de bandas, filmes e séries de TV, a banda infanto-juvenil revela informações sobre emojis de maneira divertida.
A programação ocorre sempre às 19h30 nas plataformas digitais do Cine Teatro Cuiabá. A entrevista ao vivo na segunda-feira é transmitida pelo instagram @cineteatrocba e a Temporada de Filmes pelo facebook@cineteatrocuiaba. Já as atrações de quarta a domingo são transmitidas pelo canal de YouTube Cine Teatro Cuiabá.
Serviço
O Cine Teatro Cuiabá é administrado, via contrato de gestão, pela Associação Cultural Cena Onze. Mais informações sobre a programação pelos emails pautacineteatrocuiaba@gmail.com e contato@cineteatrocuiaba.org.br. Para artistas interessados em participar da programação, o contato é (65) 99946.1268.