InícioMATO GROSSOGoverno vai firmar convênio para acabar com alagamentos em residenciais no município...

Governo vai firmar convênio para acabar com alagamentos em residenciais no município de Nobres


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), e a Prefeitura de Nobres vão formalizar um convênio para obras de drenagem nos residenciais “Daury Riva” e “André Maggi”, no município. O objetivo é solucionar um problema antigo de alagamento que parte do conjunto habitacional sofre, especialmente no período da chuva.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, recebeu pessoalmente o prefeito de Nobres, Leocir Hanel, e afirmou que o Governo está empenhado para solucionar essa situação. O convênio entre Estado e Município prevê investimento de R$ 4,3 milhões para a execução das obras de drenagem e pavimentação. “Nós vamos empenhar os recursos e vamos ajudar nessa obra”, garantiu o secretário.

Responsável diretamente pelo convênio, a secretária-adjunta de Cidades da Sinfra, Rafaela Damiani, explicou que o problema de alagamento ocorre em razão da drenagem ineficiente realizada quando da execução da obra dos residenciais. Com isso, a água invade as casas e a intenção da nova obra é acabar definitivamente com esse problema.

Isso porque a implantação do sistema de drenagem profunda vai retirar o considerável fluxo de água de terrenos encharcados, como no local onde foram construídos os residenciais, e  dar nova vazão à agua que hoje acumula nas moradias, segundo a adjunta. Pelo menos 300 famílias moram no local e padecem a cada nova chuva.

“Quando fizeram a obra, entregaram os residenciais no fim da cidade. E toda a água do morro e da rodovia federal invadem essas casas.  Está um problema muito grande. Tomamos conhecimento de um caso em que uma criança deficiente tem que permanecer com a cadeira de rodas em cima da cama, pois a água sobe mesmo.  Alguns moradores construíram muretas para impedir a entrada da água em suas casas, mas não tem resolvido. Agora estamos avaliando o projeto de engenharia para poder executar a obra”, disse Rafaela Damiani.

O projeto foi elaborado pela prefeitura de Nobres e está em fase final de análise para posterior  formalização do convênio. Sua execução será uma grande realização do Governo do Estado no município, uma vez que essas obras são esperadas pelos moradores dos residenciais por mais de uma década, segundo o prefeito de Nobres, Leocir Hanel.

“A falta de drenagem nesses residenciais Daury Riva e André Maggi é um problema crônico, de outras gestões.  O Governo de Mato Grosso, nessa atual gestão, vem hoje nos ajudar a corrigir um erro do passado. Temos mais de 300 famílias alojadas ali, passando por essa dificuldade das enchentes, do alagamento das casas e colocando em risco a vida das pessoas. Então esse projeto vem hoje realizar um sonho daquela região, daqueles moradores”.

Água avança nas casas dos residenciais

Ainda segundo o prefeito, as obras vão proporcionar, acima de tudo, qualidade de vida e dignidade àqueles que ali vivem.  “Para o cidadão que mora nesse conjunto vai significar mais saúde, mais segurança. Temos casas de famílias que não compram nem sofá mais, porque perde, guarda-roupa perde. Crianças deficientes que, em dia de chuva, têm que subir com a cadeira de rodas em cima da cama, para não molhar. Então, essa obra vai proporcionar saúde, segurança, bem-estar e trazer dignidade para quem mora lá. É o respeito pelas pessoas”, afirmou  Leocir Hanel.

Por fim, o prefeito agradeceu a  atenção e contribuição do Governo do Mato Grosso para solucionar problema tão grave.  “Estou muito contente de estar sendo bem recebido e de poder sentir que o Governo do Estado, por intermédio da Sinfra, será um grande parceiro para resolver esse problema crônico de Nobres. Quero agradecer ao governador Mauro Mendes, secretário Marcelo, a adjunta Rafaela e dizer que estou sentindo que as coisas vão acontecer e dar certo”, encerrou o prefeito.

Famílias construíram mureta na porta das casas para evitar a entrada de água

Fonte: GOV MT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA