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Escolas Plenas e Militares se destacam com as melhores notas no Ideb 2019


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As escolas de tempo integral (Plenas) e as militares se destacaram com a melhores notas no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, etapa Ensino Médio. Entre as 10 melhores colocadas no ranking das escolas estaduais de Mato Grosso, cinco são plenas e quatro são militares. Todas elas conquistaram notas bem acima da meta estadual e nacional, que foi de 4,2 e 4,6 respectivamente.

A melhor colocada foi a EE da Polícia Militar Tiradentes Cabo Israel Wesley Prado de Almeida, do município de Juara, que conquistou nota 6,2. Em seguida vem a EE da Polícia Militar Tiradentes Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, de Sorriso, com nota 5,2.

A EE da PM Coronel Celso Henrique Souza Barbosa, do município de Nova Mutum, teve a terceira melhor nota na etapa do Ensino Médio, com 5,1. A mesma nota obteve a escola Silvestre Gomes Jardim, de Rondonópolis. Com nota 5,0, as escolas Apolônio Bouret de Melo, do município de Paranatinga, e La Salle, de Rondonópolis, ficaram empatadas com o quinto lugar no ranking.

A quinta melhor nota ficou a EE da PM Cabo José Martins de Souza, de Confresa, com 4,9, e com a sexta melhor nota, de 4,8, ficaram as escolas Governador José Fragelli, de Cuiabá, Deputado Bertoldo Freire, de São José dos Quatro Marcos, e a Adolfo Augusto Moraes, de Rondonópolis.

Conforme destaca o coordenador do Ensino Médio da Seduc, Isaltino Barbosa, é nítido, no cenário nacional, que as escolas que atuam com a modalidade de tempo integral tiveram um aumento significativo nas notas do Ideb e no Estado de Mato Grosso não foi diferente. “Em uma análise geral, todas tiveram um aumento no seu Ideb 2019 quando comparado com o de 2017 e muitas delas ficaram com média acima da nacional”.

Segundo Isaltino Barbosa, um dos pontos desse processo de formação é o currículo do ensino médio diferenciado, flexível e que estimula a criatividade dos jovens e que conversa com a proposta do currículo de tempo integral. “A nossa expectativa é aprender com as escolas de tempo integral alguns pontos de boas práticas e de organização dos processos pedagógicos para termos desempenho tão significativo em toda as escolas da rede”, observa.

Os gestores dessas escolas são unânimes em dizer que o bom desempenho dessas escolas no Ideb é fruto do trabalho realizado em equipe pelos profissionais da escola e a participação da família no processo educacional do aluno.

“Aliado ao nosso empenho, temos o desenvolvimento das metodologias de êxito, como a acolhida, tutoria e pedagogia da presença, na qual oferecemos apoio e cuidado aos estudantes. Estabelecemos um vínculo afetivo muito forte com eles”, ressalta o diretor Renato Serrano da Costa, da EE Plena Apolônio Bouret.

Renato Serrano destaca ainda, a abordagem do projeto de vida, que provoca o aluno a projetar seu futuro; as disciplinas da parte diversificada e as disciplinas eletivas, projetos que os estudantes atuam como protagonistas; além de algumas ações de protagonismo, como, por exemplo, sala de leitura, sala de música, futebol, handebol, voleibol, no contraturno escolar. “Os professores planejam suas aulas para que sejam atrativas, interessantes, consistentes, contextualizadas. Alinhamos a Base Nacional Comum Curricular e parte diversificada, tornando o nosso espaço-tempo escolar significativo para os estudantes”, acrescenta. 

A diretora da Adolfo Augusto, Elisângela Santos, explica que todos os profissionais se dedicam e se reinventam todos os dias para que o trabalho seja efetuado com muita competência, dedicação e compromisso. “Temos a corresponsabilidade e a parceria com a família e estudantes, porque a nossa escola entende a importância e o valor da comunidade e de seu envolvimento para que juntos possamos potencializar e avançar perante os desafios”, destaca.

Segundo a diretora, o sucesso da escola está ancorado a um trabalho que preza pela dedicação, compromisso, qualificação e pelo respeito a todos os profissionais que compõem e fazem parte da escola. “Esperamos que essa conquista reflita e se transforme em outras tantas ações que propiciarão a cada dia, um ensino mais qualificado e humanizado. Que o fruto dessa conquista possa alcançar o nosso objetivo principal, os estudantes, almejando um ensino cada vez mais de excelência”.

O coordenador pedagógico da EE Governador José Fragelli, Cleiton Marino Santana, destaca que a escola desenvolve uma proposta inovadora, que alia o desenvolvimento do ensino integral com a prática esportiva. “Defendemos que o esporte tem um papel fundamental na vida do aluno e um resultado como esse consolida todo o nosso trabalho”.

Segundo o major PM Jefferson Mascarenhas do Nascimento, diretor da EE Tiradentes de Confresa, a comunidade escolar ficou satisfeita não apenas com a nota, mas também com o que ela representa, ou seja, o esforço de todos. “Essa nota, acima da média, é um passo para as próximas conquistas”.

“A nossa coordenação e os professores são focados em sua missão. Os pais acompanham os filhos que, por sua vez, fazem a sua parte. Tudo isso ajudou nesse resultado excelente”, comemora o diretor da Escola Militar de Juara, tenente coronel Mário Luiz Pinheiro de Souza.

Fonte: GOV MT

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