InícioMATO GROSSOEscolas apostam no rádio para informar alunos da zona rural sobre retorno...

Escolas apostam no rádio para informar alunos da zona rural sobre retorno das aulas online e off-line


.

Escolas estaduais do município de Confresa (a 1.160 quilômetros a nordeste da Capital) utilizam o rádio como meio de comunicação para levar informações sobre o início das aulas online e off-line da rede estadual.

Nesta segunda-feira (03.08), os gestores das Escolas Estaduais Creuslhi de Souza Ramos, Teotônio Carlos da Cunha Neto e 29 de Julho foram entrevistados em um programa numa emissora de rádio local para informar à comunidade escolar sobre as aulas não presenciais.

Durante a entrevista, os gestores explicaram como serão as aulas remotas com acompanhamento dos professores e a forma que os estudantes deverão estudar. As perguntas dos ouvintes foram respondidas.

O diretor Fabiano Amaral, da EE Teotônio Carlos, enfatizou sobre a responsabilidade dos pais em relação nesse momento de pandemia que obrigou as aulas a serem à distância. “Os pais terão que acompanhar e orientar os seus filhos nas atividades tanto online como off-line. Somente com os pais participativos é que as aulas acontecerão”, destacou durante a entrevista.

Fabiano lembrou que, nesse período de pandemia, tudo é novo, tanto para professores, alunos como para os pais que devem estar muito mais presentes na educação dos filhos. O diretor acredita que os alunos não terão dificuldades em acessar os celulares, uma vez que muitos dominam com maestria jogos como “free-fire” que exige conhecimento básico para acessa-lo.

“Quem joga o free-fire, sabe como acessar as aulas. Não tem desculpas”, assegura.

Para garantir que nenhum pai alegue não saber do início das aulas, Fabiano criou vários grupos de WhatsApp de pais – a escola tem cerca de 1.500 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. “Além disso, fizemos um mapeamento geral para saber quais famílias dispõem de dispositivos móveis, portáteis ou desktop. Com isso saberemos quantas apostilas teremos que imprimir”, explica.

O diretor Eraldo de Aconsoerde Pereira, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Creuslhi, assinala que as quatro escolas urbanas postaram vídeos em suas redes sociais chamando a atenção da mídia local. “O diretor Lauro Siqueira, da EE 29 de Junho também participou da entrevista. O diretor da Escola Militar esteve no dia anterior também tirando dúvidas. As nossas informações são também direcionadas também para as escolas de campo, pois nem todos nossos alunos têm acesso a internet”, frisa Eraldo.

No entendimento da assessora pedagógica Evany Costa da Silva, o rádio é o meio de comunicação de extrema importância para a região, uma vez que algumas escolas estão há cerca de 100 quilômetros do município. “O rádio chega a muitos lugares onde não há internet, principalmente na zona rural. Com o rádio, as pessoas ficam informadas. No nosso, caso, sobre o retorno das aulas”, salienta.

Fonte: GOV MT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA