InícioMATO GROSSOEscola Plena aposta em gincana digital para motivar estudantes

Escola Plena aposta em gincana digital para motivar estudantes


Gincana digital com games educativos, reunião com pais e retomada do Projeto Escola para a Vida marcaram o início do ano letivo na Escola Plena Antônio Epaminondas (EPA), no bairro Lixeira, em Cuiabá. As duas primeiras semanas de aula começaram com o tradicional acolhimento e mostrando as novidades para os alunos iniciarem os estudos com motivação.

O foco da gincana foi criar um espaço de aprendizagem divertido, buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

A professora orientadora de área, Deborah Moreira, destaca que a unidade escolar vem primando pelo desenvolvimento integral dos estudantes e apostando no desenvolvimento de competências socioemocionais (habilidades que nos permite lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos).

A equipe gestora iniciou o ano letivo com uma reunião com pais ou responsáveis para apresentar as propostas e sensibilizar os familiares sobre a importância do Projeto Escola para a Vida, que busca o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

“É importante o engajamento da família no processo educativo para obtermos maior sucesso nas ações escolares. Por isso, começamos com uma reunião geral com a comunidade escolar”, frisa.

A professora lembra que desde o ano passado a EE Antônio Epaminondas vem primando pelo desenvolvimento de atividades e ações que trabalhem as competências cognitivas e socioemocionais.

A nova diretora, Priscila Tavares, tem dado todo respaldo para que os professores desenvolvam o projeto. No entendimento da gestora, a educação do século XXI deve preparar o estudante para o mundo contemporâneo, que é complexo e exige tanto habilidades cognitivas quanto socioemocionais.

“A educação é feita por todos os atores, pais, alunos professores, comunidade escolar. E para que de fato possa acontecer é necessário a participação da família em todas as etapas da vida dos estudantes”, ressalta. 

A diretora lembra que quando o aluno percebe a presença e o interesse dos pais por aquilo que eles fazem se sente mais seguros e responsáveis, apresentando como resposta um bom desempenho escolar.

Fonte: GOV MT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA