InícioMATO GROSSODocumento Referência Curricular é encaminhado ao Conselho de Educação para análise

Documento Referência Curricular é encaminhado ao Conselho de Educação para análise


O Documento de Referência Curricular (DRC) para Mato Grosso, etapa Ensino Médio, foi encaminhado ao Conselho Estadual de Educação (CEE) para análise, parecer e normatizações. O documento passou por três consultas públicas e contou com a contribuição da comunidade escolar para a sua versão final. Após análise do CEE, o documento segue para homologação por parte da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e, por fim, para ser implementado no Estado de Mato Grosso.

A redação com a proposta pedagógica, que orienta a reorganização curricular do novo ensino médio, foi elaborada por uma equipe de profissionais de todas as áreas do conhecimento.

O coordenador do Ensino Médio da Seduc, Isaltino Alves Barbosa, explica que o documento está dividido em três partes. A primeira contém os textos introdutórios, onde são apresentadas as concepções de juventudes, analisando as mudanças de paradigmas da função do ensino médio durante os anos, assim como, as concepções de educação para a formação integral dos estudantes; a outra parte contém as discussões das áreas do conhecimento (ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, matemática e linguagens e suas tecnologias); e a terceira parte discute a arquitetura do novo ensino médio, descrevendo modelos de trilhas de aprofundamento na área do conhecimento.

“O novo currículo para o Ensino Médio, com aporte legal por meio da Lei 13.415, traz cuidados com aspectos cognitivos, sociais e emocionais para os estudantes. Essa é uma maneira importante de lidar com pessoas em formação para que possam estar mais preparadas para lidar com os desafios da vida em seus diversos aspectos”, ressalta.

Isaltino Barbosa destaca a parte diversificada do currículo, que se configura de itinerários formativos, com disciplinas eletivas, projetos de vida, além de uma parte relacionada ao aprofundamento que o estudante almeja fazer pensando no seu futuro profissional. “Um estudante que almeja fazer um curso na área de engenharia poderá se aprofundar na área de ciências da natureza ou matemática”, explica.

Os debates ocorridos nos encontros nacionais, viabilizados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pelo Ministério da Educação (MEC), que ocorreram no decorrer do ano de 2019, contribuíram para moldar o processo de elaboração do documento de referência para Mato Grosso.

“As oficinas realizadas nos encontros nacionais foram replicadas com as equipes de redatores e com as equipes das escolas-piloto com a finalidade de alinhar os termos conceituais do Novo Ensino Médio e, consequentemente, redigir o documento em consonância com proposta de reforma do ensino médio”.

Fonte: GOV MT

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