InícioMATO GROSSODeputado Thiago cobra que Seduc apresente as políticas públicas de combate ao...

Deputado Thiago cobra que Seduc apresente as políticas públicas de combate ao analfabetismo


Thiago na plenária da AL

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) fez a cobrança na quarta-feira (10) para que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresente informações referente à taxa de analfabetismo em Mato Grosso, com ano base em 2020. O parlamentar cobra maior atuação do Estado nas políticas para diminuir o número de analfabetos nos 141 municípios.

O parlamentar cobrou na tribuna da Assembleia Legislativa demonstrando argumentos que mostram que o Estado aumentou sua capacidade de investimento no último ano e precisa evoluir nesta importante política pública de incentivo a aprendizagem e permanência de crianças e jovens na escola.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso registrou a maior taxa de analfabetismo da região Centro-Oeste, em 2018, com 7,5%, considerando a faixa etária de pessoas com 15 anos ou mais. Esse índice é maior que a taxa nacional de 6,8%.

O parlamentar elogiou o trabalho do Governo em recuperar as finanças do Estado, pois em dois anos de gestão conseguiu colocar as contas em dia e o Estado de volta “nos trilhos” para realizar investimentos em áreas essenciais para a população.

“O PIB de Mato Grosso cresceu 12% no ano passado e para este ano cerca de 16% da receita corrente líquida será direcionada para investimento, então pedimos que o Governo possa investir de forma prioritária em políticas de combate a analfabetismo e o incentivo a educação estadual”, disse Silva.

A principal preocupação do deputado é o novo sistema de ensino à distância piorar o índice do Ideb estadual, e a qualidade da educação, por isso o Estado precisa investir na tecnologia educacional e atender todas as regiões de Mato Grosso.

Silva é autor do Projeto de Lei 651/2020 para a criação do Programa de apoio a educação básica (PAEB), concedendo isenção de ICMS nas operações de entrada e saída de computadores e criação de linha de crédito para aquisição de computadores por parte de alunos e professores, em virtude da situação da pandemia coronavírus e a dificuldade da comunidade escolar ter acesso a tecnologia. O projeto está apto para apreciação do parlamento e o deputado Thiago tem cobrado celeridade na votação da pauta.

Fonte: ALMT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA