Deputados são empossados na nova Mesa Diretora – Biênio 2021/2023
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (23), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, nova eleição para a composição da Mesa Diretora do biênio 2021/2023. Estiveram presentes 23 deputados estaduais para a votação. A chapa única, denominada “Valdir Barranco”, em homenagem ao parlamentar que não pôde comparecer ao acontecimento por motivos de saúde, foi eleita com 20 votos favoráveis, um contrário e dois em branco.
A nova diretoria empossada é composta pelo presidente Max Russi (PSB), 1° vice-presidente Dilmar Dal Bosco (DEM), 2° vice-presidente Wilson Santos (PSDB), 1° secretário Eduardo Botelho (DEM), 2° secretária Janaina Riva (MDB), 3° secretário Delegado Claudinei (PSL) e 4° secretário Allan Kardec (PDT).
A decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou a eleição da Mesa Diretora na Casa de Leis, ocorrida em fevereiro deste ano, considerou a Constituição de Mato Grosso em desacordo com a Constituição Federal, devido ter mantido a mesma legislatura.
Como membro da nova composição, Delegado Claudinei considera que tem que haver alternâncias de parlamentares no comando da Assembleia Legislativa. “Realmente, temos que oportunizar que outros deputados tenham a chance de presidir e conduzir a Casa de Leis em nível de estado. Com a decisão do STF, o deputado Botelho aceitou tranquilamente a nova eleição. E sabemos que o presidente Max Russi vai realizar uma boa gestão à frente da Casa de Leis. E vamos unidos para fazer uma gestão produtiva e com resultados”, posicionou o 3° secretário.
Perfil – Delegado Claudinei atuou como delegado por 18 anos na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC). Este é o primeiro mandato como deputado estadual e, em sua gestão parlamentar, a segurança pública é uma das principais bandeiras que ele defende, como também, educação, saúde e infraestrutura. Além disso, ele é o primeiro delegado de polícia eleito na história do Parlamento de Mato Grosso e o quinto mais votado na 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa, com cerca de 30 mil votos.