InícioMATO GROSSOComissão de Saúde aprecia 13 projetos de lei em reunião extraordinária

Comissão de Saúde aprecia 13 projetos de lei em reunião extraordinária


Comissão de Saúde apreciou 13 projetos de lei durante reunião extraordinária

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso apreciou 13 projetos de lei, durante reunião extraordinária realizada na quinta-feira (11), presidida pelo deputado Dr. Eugênio (PSB). Foram aprovados pareceres favoráveis a 12 projetos e parecer contrário ao projeto de lei nº 45/2019. O projeto de lei nº 630/2020 foi retirado de pauta a pedido do deputado Lúdio Cabral (PT).

Entre as propostas que tiveram parecer favorável aprovado, está o PL nº 628/2020, de autoria do deputado Dr. João (MDB), vice-presidente da comissão, que estabelece que toda criança nascida nos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde da rede pública estadual tenha direito ao teste de triagem neonatal, a ser aplicado com o propósito de tornar possível o diagnóstico precoce de 11 patologias. 

O deputado Dr. João disse ter recebido informação acerca da existência de um convênio entre a Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais e a Universidade Federal de Minas Gerais, que pode ampliar o número de testes de triagem neonatal. Diante disso, o parlamentar afirmou que está programando uma visita da Comissão de Saúde a Belo Horizonte para entender o que foi feito lá e trazer o modelo para Mato Grosso.

O deputado Dr. Gimenez (PV) reforçou a importância da iniciativa. “A ideia é ampliar esse teste do pezinho para que peguemos o maior número possível dessas doenças que são, eu diria assim, bastante estranhas para o clínico geral, que são as aminoacidopatias. São testes caros, que encarecem bastante o exame. O que a rede pública oferece é o básico, periodicamente ampliado de um ou outro teste, como o teste da tripsina, mas será de muita utilidade se pudermos ampliar isso aí para o teste máximo, que tem coisa de 56 doenças diferentes. A ideia é excelente, vale a pena a gente verificar isso”.

Também foram aprovados pareceres favoráveis aos seguintes projetos de lei:

Projeto de lei nº 137/2019 – Dispõe sobre a conscientização acerca da doença celíaca no estado de Mato Grosso. Recebeu apensamento do projeto de lei nº 744/2020. Autor: deputado Guilherme Maluf.

Projeto de lei nº 1.141/2019 – Institui o prazo de validade de 60 meses do laudo e perícia médica que atesta o Transtorno do Espectro Autista, TEA, no âmbito do estado de Mato Grosso. Recebeu apensamento do projeto de lei nº 835/2020 e projeto de lei nº 986/2020. Autor: deputado Wilson Santos.

Projeto de lei nº 1.271/2019 – Institui a política estadual Mais Leitura, Mais Saúde, nos hospitais públicos do estado de Mato Grosso. Recebeu apensamento do projeto de lei nº 1.005/2020. Autor: deputado Valdir Barranco.

Projeto de lei nº 717/2020 – Denomina o Hospital Central como Hospital Central Pastor Sebastião Rodrigues de Sousa, situado no município de Cuiabá, estado de Mato Grosso. Autor: deputado Thiago Silva.

Projeto de lei nº 798/2020 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de permanência do fisioterapeuta nas maternidades públicas e privadas no âmbito do estado de Mato Grosso. Autor: deputado Thiago Silva.

Projeto de lei nº 870/2020 – Dispõe sobre a afixação de cartazes nas farmácias e drogarias de Mato Grosso com indicação dos hospitais emergenciais e postos de saúde mais próximos. Autor: deputado Eduardo Botelho.

Projeto de lei nº 875/2020 – Institui a política de saúde mental para os policiais civis, servidores da Politec, policiais militares, bombeiros militares e demais trabalhadores da segurança pública do estado de Mato Grosso, e dá outras providências. Recebeu apensamento do projeto de lei nº 906/2020. Autor: deputado Dr. Gimenez.

Projeto de lei nº 902/2020 – Institui a política de atenção à oncologia pediátrica no âmbito do estado de Mato Grosso. Autor: deputado João Batista.

Projeto de lei nº 925/2020 – Dispõe sobre a implantação do sistema biométrico de identificação de recém-nascidos ao estado de Mato Grosso. Recebeu apensamento do projeto de lei nº 951. Autor: deputado Dr. Eugênio.

Projeto de lei nº 1.008/2020 – Institui a campanha de conscientização sobre a vacinação contra a gripe canina no âmbito do estado de Mato Grosso. Autor: deputado Valdir Barranco.

Projeto de lei nº 1.021/2020 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de manter nas dependências de locais com grande circulação de pessoas aparelho desfibrilador externo automático. Autor: deputado Wilson Santos.

Fonte: ALMT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA