InícioMATO GROSSOAlunos comprovam em vídeos ou fotos o que aprenderam durante a aula

Alunos comprovam em vídeos ou fotos o que aprenderam durante a aula


.

A tecnologia se tornou uma aliada para professores e alunos da Escola Estadual Aline Maria Teixeira, localizada no município de Juruena (a 920 quilômetros a noroeste da capital). Nas atividades propostas pelas aulas online pela plataforma Microsoft Teams ou WhatsApp, os alunos enviam um vídeo ou fotos confirmando a realização dos exercícios. A riqueza de detalhes dos vídeos ou mesmo das fotos enviadas não só confirmam o aprendizado do conteúdo proposto como também surpreendem pela qualidade técnica.

A diretora Suetânia Rios Pagnussatt destaca que os alunos com acesso à internet estão participando com envio de fotos e vídeos de forma frequente. “A criatividade dos alunos é muito grande e isso mostra como estão empolgados e aprendendo o conteúdo”, comemora.

Um dos vídeos que fez sucesso entre os alunos é de uma aluna que, numa atividade da disciplina de arte, misturou as cores em pratos, mostrando na prática como funcionam as cores primárias e secundárias. A equipe gestora aprovou o vídeo.

“A aluna e o pai preferiram fazer o vídeo até porque é uma estudante especial e está gostando das aulas online. Ela é muito participativa tanto na plataforma como no grupo de WhatsApp usado para tirar dúvidas”, salienta a diretora.

Suetânia explica que a professora pediu que fizesse a experiência com a mistura das tintas primárias e mostrasse os resultados com as cores secundárias que surgiriam a partir das misturas. Outros colegas também fizeram vídeos confirmando que aprenderam o conteúdo.

Os vídeos curtos são ferramentas também dos professores que explicam o conteúdo. Em seguida, é proposto para que os alunos façam em casa e confirmem o aprendizado através de vídeo ou mesmo fotos enviadas pelo WhatsApp.

“Nós profissionais estamos encontrando diferentes meios para que o conhecimento chegue aos nossos alunos, mas ainda estamos tendo dificuldades com a participação da família em disponibilizar um tempo para a educação dia filhos. Nesse momento de pandemia, o apoio familiar é essencial para formarmos um elo forte tendo como o   beneficiário é o aluno”, assinala.

Apostila

A EE Aline Maria Teixeira tem 511 alunos matriculas no ensino fundamental e a maior parte utilizam o material impresso – grande parte são alunos da zona rural onde não há acesso a internet. Quando conseguem ter acesso a wi-fi, os alunos enviam o retorno das atividades nos grupos de WhatsApp da turma ou mesmo no privado do professor.

Fonte: GOV MT

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA