Campo Grande (MS) – Sem data marcada, a volta às aulas, na rede estadual de ensino, já é pauta de debates da equipe pedagógica da Secretaria de Educação. E já é consenso entre especialistas que a principal ferramenta de trabalho será a resiliência emocional, que é a capacidade de lidar com problemas e adaptar-se às mudanças, superando obstáculos.
Especialista em Educação Integral, Patrícia Silvia Fragoso Garcia é professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, e debateu a prática da competência socioemocional no retorno às aulas em live com o Instituto Ayrton Senna, referência em educação no Brasil.
No retorno às aulas, segundo ela, serão necessários ainda paciência e compreensão, tanto com profissionais, quanto com pais e alunos.
Para a especialista um ambiente de acolhimento e respeito trará segurança.
Outra recomendação dos especialistas é aprender a gerenciar emoções negativas provocadas por eventos como a crise do coronavírus, como raiva, tristeza, medo, insegurança e ansiedade, o que ajuda a minimizar os impactos emocionais.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação