InícioMATO GROSSO DO SULRoda de conversa debaterá questões fundiárias das Comunidades Remanescentes de Quilombos de...

Roda de conversa debaterá questões fundiárias das Comunidades Remanescentes de Quilombos de MS


Lançada oficialmente no início do mês a campanha “Novembro Negro – Mês da Consciência Negra”, tem como objetivo destacar as lutas históricas da População Negra e evidenciar a importância da Política Pública de Promoção da Igualdade Racial no Estado de Mato Grosso do Sul para o enfrentamento do racismo e para a ampliação e efetivação dos direitos e da cidadania, em consonância com as legislações vigentes.

E dando sequência a programação do mês, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial realiza nesta terça-feira (10) a primeira roda de conversa on-line para debater os impactos sócio cultural nas questões fundiárias, agrárias e territorialidade dos processos das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado.

O evento será mediado pela subsecretária de Estado de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves, e contará com a participação da Coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (NUPIIR); Defensora Pública Neyla Ferreira Mendes e da Dra. Cláudia Pereira Gonçalves, analista em reforma e desenvolvimento agrário, da Superintendência do Incra em Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul tem 22 Comunidades Remanescentes de Quilombos e de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48,49% dos habitantes sul-mato-grossenses se autodeclararam negros.

Esta é a segunda edição da Campanha e devido às restrições sociais impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), terá suas ações realizadas totalmente de forma on-line. Todas as atividades serão transmitidas pelo Facebook da Subsecretária: @SubsRacial.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro, em homenagem à data de morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que se tornou líder do Quilombo dos Palmares/PE e simbolizou a luta do povo negro contra a escravidão.

A data foi instituída pela lei federal nº 12.519/2011 e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira.

Acesse aqui a agenda das ações da campanha “Novembro Negro”

Para informações entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9164

Jaqueline Hahn Tente, Subsecretaria Especial de Cidadania (Secid)

Foto: Divulgação

Fonte: Governo MS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA