InícioMATO GROSSO DO SULProcon Estadual alerta sobre golpe com cartões habilitados para realizar operações por...

Procon Estadual alerta sobre golpe com cartões habilitados para realizar operações por aproximação


Um novo golpe está sendo aplicado na praça. Com o avanço da tecnologia para utilização de cartões, denominada tecnologia NFC (Near Field Communication), os bandidos também se aprimoraram e estão roubando, em grande número, o consumidor. Em função disso, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), alerta os cidadãos para tomarem muito cuidado ao portarem seus cartões. 

A tecnologia em questão possibilita o pagamento de contas com a simples aproximação do cartão à “maquininha”. O alvo dos golpistas são as pessoas que costumam carregar os cartões nos bolsos das roupas ou nas bolsas em locais de fácil aproximação das maquininhas.

Ao encostar a maquininha no local onde o cidadão carrega o cartão, os bandidos conseguem simulam compras que ficam registradas e, fatalmente, as operadoras pagam os valores, mesmo sem conhecimento das vítimas. Como a operação pode parecer autêntica, dificilmente a pessoa lesada terá condições de reaver os valores perdidos e, por isso, há necessidade de muita atenção onde carregar os cartões. 

Para o superintendente Marcelo Salomão, do Procon Estadual, é necessário o máximo de atenção. “Queremos fazer um alerta para o consumidor. Tenha muito cuidado com a nova tecnologia NFC. Aquela que permite o pagamento com a simples aproximação do cartão à maquininha. Os bandidos já descobriram uma forma de roubar você. Quando estiver com o cartão, não guarde no bolso da calça ou na mochila. Eles já estão aproximando a maquininha para roubar os seus créditos”. 

Marcelo aconselha as pessoas a desabilitar essa forma de pagamento e terem muito cuidado quando forem às compras, principalmente nesta época em que se aproxima o fim de ano e é normal o aumento do movimento no comércio, sendo ainda maiores as possibilidades das pessoas serem roubadas.

Waldemar Hozano, Procon/MS 

Foto: Procon/MS 

Fonte: Governo MS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA