InícioMATO GROSSO DO SULMS tem estimativa de crescimento de 30 mil habitantes em 2020, índice...

MS tem estimativa de crescimento de 30 mil habitantes em 2020, índice acima da média nacional


.

A população de Mato Grosso do Sul em 2020 é estimada em 2,809 milhões de habitantes, um incremento populacional de 30 mil pessoas em relação a 2019 e índice de crescimento acima da média nacional. É o que revela a Nota Técnica sobre as Estimativas Populacionais 2020, elaborada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicados em 27 de agosto no Diário Oficial da União.

“A população sul-mato-grossense deve subir de 2,779 milhões no ano passado para 2.809 milhões neste ano. É uma estimativa de crescimento de 1,37% entre os anos de 2019 e 2020, índice acima da média nacional. O acompanhamento da estimativa populacional é fundamental, pois nos permite identificar a disponibilidade e perfil de mão de obra nos municípios. É importante também para definir o repasse de recursos federais e em outros indicadores para avaliar o desenvolvimento econômico”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

De acordo com a estimativa do IBGE, dos 79 municípios sul-mato-grosssenses, 63 cresceram. No ano passado, os dez municípios mais populosos do Estado participavam com cerca de 60% do total da população. Em 2020, as 10 cidades mais populosas passaram a concentrar 61,4% da população. “Campo Grande lidera, com estimativa de 906 mil habitantes, o que é um número importante para a Capital, seguida por Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. Mas, dos 10 maiores municípios, é Sidrolândia que apresenta a maior taxa de crescimento”, acrescenta Jaime Verruck.

A maior taxa de crescimento entre os municípios do Estado foi a de Bandeirantes, 7,04% de incremento na população. De acordo com o titular da Semagro, alguns municípios tiveram o seu crescimento decorrente de sua atividade econômica e outros que precisam de atividade econômica para atender a população crescente.

“Em quase todos os municípios com maior crescimento, tivemos também o desenvolvimento da agricultura, como ocorre em Bandeirantes, Sidrolândia, Chapadão do Sul, Nova Alvorada, Sonora, Terenos, Maracaju, Corguinho, Rio Brilhante e Paraíso. Nessas cidades, o crescimento populacional decorre da expansão as atividades agropecuárias”, finalizou Jaime Verruck.

Marcelo Armôa, Semagro

Foto: Saul Schramm

Fonte: Governo MS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA