InícioMATO GROSSO DO SULGoverno do Estado divulga resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de...

Governo do Estado divulga resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação de médicos legistas temporários


Publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (29), o resultado do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Estado de Administração (SAD), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul (CGP), para a contratação temporária de médicos legistas.

O DOE traz os resultados definitivos das inscrições deferidas, indeferidas, pontuação obtida na avaliação curricular e classificação preliminar dos candidatos. Ao todo 40 inscritos cumpriram o disposto no edital de abertura do certame e 26 deles serão convocados para a etapa III, de capacitação técnica do Processo Seletivo Simplificado.

O cronograma de convocação dos candidatos e de realização da Etapa III – Capacitação Técnica, será divulgado por meio de edital próprio, a ser publicado no Diário Oficial Eletrônico, no endereço www.imprensaoficial.ms.gov.br, e disponibilizado, via internet no site www.concurso.ms.gov.br.

A classificação preliminar dos candidatos selecionados na etapa II do Processo Seletivo Simplificado SAD/SEJUSP/CGP-ML/2020, está publicada a partir da página 51 do DOE e pode ser acessada clicando aqui.

Ao todo serão contratados, por tempo determinado e para o exercício de funções de natureza técnico-operacional, 13 novos médicos legistas, sendo 7 deles para a Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Campo Grande, 2 para Bataguassu, 3 para Costa Rica e 1 para Nova Andradina.

Os editais estão publicados a partir da página 47 do Diário Oficial do Estado e podem ser acessados clicando aqui.

O que faz um médico legista

De modo geral, um Médico Legista trabalha na intersecção entre o direito e a medicina. Assim, ele tem como objetivo solucionar crimes sob a perspectiva de provas e vestígios no corpo humano.

Esse profissional desempenha suas funções nos Institutos Médico Legais (IMLs) e outros órgãos públicos. Assim, ele atua ajudando a solucionar crimes. Na Antropologia Forense, por exemplo, o legista é responsável por exumar cadáveres. Já na Clínica Médica, ele realiza exames de lesões corporais.

É o médico legista que realiza os exames de necropsia, para explicar a causa da morte, correlacionando o fato ao óbito. O profissional pode, ainda, emitir laudos e analisar causas de mortes, erros médicos e participar de tribunais.

Em Mato Grosso do Sul o salário de um médico legista varia entre R$ 7,3 mil e R$ 16,5 mil.

Joelma Belchior, Sejusp

Foto: Arquivo

Fonte: Governo MS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA