Termina na próxima terça-feira (28.7) o período de inscrição para o webinar “Contratação de TI” por meio do link http://www.cursos.ms.gov.br/Esap. A capacitação para 50 pessoas é oferecida pela Escola Superior da Advocacia Pública (Esap), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e tem como objetivos:
- Desenvolver uma compreensão a respeito das contratações de TI;
- Fornecer instrumental analítico em contratações de TI;
- Estimular a reflexão sobre problemas e dilemas relacionados às contratações de TI.
Mas afinal o que é TI? Na verdade, as aplicações para a área de Tecnologia da Informação (TI) são tantas — e estão ligadas a tantas áreas — que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. Uma das mais abrangentes afirma que é a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo.
Assim, o webinar será oferecido diante da necessidade de qualificação de gestores públicos da Administração Direta e Indireta e servidores que atuem diretamente nas contratações públicas que envolvam a questão da TI, com o fornecimento de instrumento jurídico e analítico que estimule a resolução de problemas e identifiquem a orientação jurisprudencial do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o tema.
Os palestrantes convidados são os auditores federais de Controle Externo do TCU, Rui Ribeiro que ocupa atualmente a Diretoria da Secretaria de Fiscalização em Tecnologia da Informação (Sefti) e Fernando Lima Gama Júnior, que atua na Sefti desde 2018.
O webinar será realizado em cinco dias, com duração de duas horas cada encontro (14h – 16h), sempre tendo como horário de início o de Mato Grosso do Sul. Todos os encontros serão por meio de plataforma digital.
Confira o calendário
• 29 de julho – Introdução às contratações de TI;
• 5 de agosto – Marcos legais;
• 12 de agosto – Planejamento da contratação;
• 20 de agosto – Execução contratual;
• 26 de agosto – Sistemas de orçamentação.
Texto: Karla Tatiane – Procuradoria-Geral do Estado (PGE)
Foto: Pexels