InícioMATO GROSSO DO SULCom 5.783 exames prontos, Secretaria de Saúde faz apelo para que municípios...

Com 5.783 exames prontos, Secretaria de Saúde faz apelo para que municípios encerrem casos no sistema


A Secretaria de Estado de Saúde cobra os municípios de Mato Grosso do Sul para que encerremos casos em aberto nos sistemas SIVEP GRIPE e e-SUS VE do Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira (27) o número de casos com resultados prontos, mas sem encerramento bateu recorde com 5.783 exames prontos aguardando os municípios inserirem no sistema.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, reforça que é necessária a colaboração pelos municípios para que os casos sejam encerrados com seus respectivos resultados e com isso se possa ter números que expressam a realidade. “O número de exames com resultados prontos está muito grande. Cabe às secretarias municipais de saúde inserirem os resultados no sistema do ministério da saúde. É de extrema importância nesse momento de novo aumento do número de infectados com coronavírus”, disse.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS) tem realizado cinco mil exames por semana e tem capacidade para rodar até 1,8 mil amostras por dia, após receber investimentos do Governo do Estado e Ministério da Saúde. A aquisição de equipamentos automatizados possibilitou o Lacen/MS se tornar autossuficiente na realização de exames de biologia molecular, sendo um dos mais avançados do país. Desde o o início da pandemia foram feitos 156 mil exames RT-PCR. O trabalho do Lacen/MS tem sido fundamental para a detecção dos casos de COVID-19 no Estado.

Entretanto, a SES ressalta que é necessário que os municípios acessem o resultado no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) e insiram a as informações dos pacientes nos aberto nos sistemas SIVEP GRIPE e e-SUS VE do Ministério da Saúde para o encerramento dos casos.

Campo Grande é o município com maior número de casos aguardando encerramento no sistema de informação, totalizando 3.906 casos sem enceramento, em seguida vem Dourados com 805, Corumbá com 329, Naviraí com 331 e Três Lagoas com 231 casos.

A Secretaria de Saúde detectou aumento  expressivo de casos Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul apresentou aumento de 59% de positividade nos exames RT-PCR realizados pelo Lacen/MS, assim como aumento de 60% das internações nos últimos 15 dias, passando de 206 para 406 pacientes internados.

Airton Raes, SES

Fonte: Governo MS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA