O prédio restaurado da Reffsa, em São Luís, volta a exibir o espetáculo do vídeo mapping nestes sábado (21) e domingo (22). É um espetáculo de cores, movimentos e luzes projetados na fachada do edifício, acompanhado de trilha sonora.
O vídeo mapping já caiu no gosto dos moradores da capital e dos turistas. Nos dois últimos Natais, ele foi exibido na fachada do Palácio dos Leões.
Agora, ele está na Reffsa, no centro da capital, até o mês de dezembro, sempre aos sábado e domingos, com sessões de meia em meia hora, entre 18h e 22h.
Por causa da pandemia de coronavírus, é preciso seguir as regras já bastante conhecidas pela população: uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos.
As apresentações do vídeo mapping contam um pouco da história ferroviária do Estado e do passado do prédio.
Também há uma homenagem ao cantor e compositor João do Vale, que na canção “De Teresina a São Luís” retratou com musicalidade e poesia o trajeto que a Maria Fumaça Benedito Leite (em exposição no novo espaço cultural da Reffsa) percorria para cruzar o Maranhão com destino ao Piauí.
Nova Reffsa
Entregue há pouco mais de uma semana, o prédio restaurado da Reffsa se tornou o novo cartão-postal da cidade.
Revitalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o edifício onde funcionou o primeiro terminal ferroviário de São Luís, a Estação João Pessoa, agora abriga o novo complexo cultural da capital maranhense, com museu, espaço de inovação, entre outros serviços.
Parte integrante do programa Nosso Centro de valorização da região central de São Luís, a obra de restauração do prédio da Reffsa agrega uma série de valores ao local, com a instalação do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão; da Locomotiva Hub, em estímulo a startups gestadas em ambiente acadêmico, além de espaços gastronômicos e decoração natalina especial.