InícioMaranhãoVai viajar pelo Maranhão nas férias de fim de ano? Fique atento...

Vai viajar pelo Maranhão nas férias de fim de ano? Fique atento aos protocolos sanitários


Tutóia tem paisagens paradisíacas (Foto: Divulgação)

Com a estabilidade da curva de contágio do novo coronavírus no Maranhão, muita gente já começou a programar viagens pelo estado durante o período de férias de final de ano. Mas é importante ficar atento às medidas sanitárias definidas na Portaria nº 046, de 17 de julho de 2020, que aprovou protocolo segmentado para a visitação e o transporte de turistas no Maranhão. 

Vale lembrar que o Maranhão lançou o protocolo para retomada gradual das atividades econômicas dos segmentos turísticos, para que todo o setor estivesse preparado para receber visitantes. Já na época da edição da portaria, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou uma série de ações de conscientização em hotéis, bares, restaurantes e shoppings sobre as normas sanitárias contra a Covid-19. 

“Fizemos ações de sensibilização em São Luís, nos principais hotéis e agências de viagens, em Barreirinhas, Santo Amaro e também na região do Delta e na Chapada das Mesas, logo no período da retomada do segmento”, explica a superintendente de Promoção e Marketing da Setur, Cristiane Muller. 

Meios de hospedagem

Hotéis, pousadas e similares devem trabalhar com check-in e check-out sem contato, mater a manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, priorizar reservas antecipadas de mesas e áreas de lazer, limitar o uso dos elevadores, garantir aferição da temperatura dos hóspedes e colaboradores, desinfectar as áreas sociais e apartamentos e fixar cartazes informativos sobre protocolos de prevenção da Covid-19.

Os meios de hospedagem devem intensificar a frequência de higienização das áreas de maior circulação e disponibilizar álcool em gel próximo aos botões dos elevadores e em locais acessíveis aos turistas.

Aeroportos 

As companhias aéreas vêm reforçando a comunicação com os passageiros, por meio de informações atualizadas e disponíveis em seus canais.

Além disso, o uso de máscaras faciais é obrigatório nos aeroportos e a bordo. Áreas de check-in contam com marcações no chão para o distanciamento físico.

Transporte rodoviário

Já entre os protocolos para os transportes rodoviários, estão sendo orientadas a ventilação natural dentro dos veículos, fixação de recomendações aos usuários, intensificação na limpeza após cada viagem, uso de proteção facial e recomendações como não utilizar a capacidade máxima do transporte por passeio ou viagem.

Agências de Turismo

Dentre os protocolos para as agências de turismo, estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento em caso de formação de filas, poltronas bloqueadas para utilização e a intensificação da limpeza e sinalizações.

Guias

Os guias de turismo, condutores de veículos e transporte aquaviário estão sendo orientados a informar aos turistas antes de iniciar qualquer atividade, sobre protocolos, mudanças e restrições.

É importante que o guia faço uso de microfone individual, máscara descartável e máquina de cartão de crédito higienizada.

Objetos pessoais como óculos, celulares, microfones e outros devem ser higienizados com álcool em gel etílico 70%, e cabe aos guias evitar espaços com probabilidade de aglomeração.

Visitantes

Para quem visita, a dica é manter o bom senso. Além de usar máscaras em espaços públicos e respeitar o distanciamento social, pais devem higienizar as mãos das crianças sempre que necessário e principalmente antes de entrar e após saírem de um atrativo turístico.

E claro: quem apresentar qualquer sintoma gripal, como febre ou tosse, não deve realizar quaisquer passeios turísticos.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA