InícioMaranhãoVacinação na Escola imuniza crianças e adolescentes menores de 15 anos

Vacinação na Escola imuniza crianças e adolescentes menores de 15 anos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou, nesta segunda-feira (25), a campanha Vacinação na Escola, no Colégio Militar 2 de Julho, no bairro Vila Palmeira, em São Luís. A campanha tem como objetivo imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos em todos os 217 municípios maranhenses.

“Ao levarmos as equipes de saúde para dentro das escolas estamos ampliando o acesso à vacina. Os pais têm mais uma oportunidade de vacinar suas crianças, e assim poderemos protegê-las contra doenças que já foram erradicadas do país. Com o alerta da Organização Mundial de Saúde, esperamos continuar evitando que elas sejam reintroduzidas na América”, disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos. 

Abertura da campanha Vacinação na Escola (Foto: Márcio Sampaio)

A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer junto à sociedade a importância da atualização do esquema vacinal de pessoas menores de 15 anos, que são as mais afetadas por doenças evitáveis por vacina. A campanha chama atenção às doenças que são consideradas erradicadas, tais como paralisia infantil e o sarampo. A ação alerta para a para atualização da caderneta vacinal, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.  

No ensino infantil, a meta da campanha Vacinação na Escola é atualizar em todo o estado as cadernetas de crianças de dois meses até menores de cinco anos, com as vacinas contra Poliomielite inativada (VIP), Poliomielite oral (VOP), Penta (DTP/HIB/HB) e Tríplice viral. E nos ensinos infantil, fundamental e médio, crianças de cinco anos e adolescentes, com as vacinas contra Febre amarela, Tríplice viral, HPV e Meningocócica ACWY. 

Abertura da campanha Vacinação na Escola (Foto: Márcio Sampaio)

O estudante do oitavo ano Luciano Isaac Carvalho, de 12 anos, foi um dos alunos que se vacinaram durante a abertura da campanha. “Antigamente não tinha vacina, aí muitas pessoas morriam por causa disso. Por isso é muito importante uma ação como essa dentro da escola, porque algumas crianças não têm transporte muito bom para ir se vacinar em outros postos e aqui elas é só trazerem a autorização e a carteirinha de vacinação e se vacinarem”, comentou. 

Para o sucesso da mobilização, a SES e Seduc contam com o apoio do Corpo de Bombeiros e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos municípios a fim de enfatizar a temática da Educação e Saúde dentro e fora do ambiente escolar. De acordo com a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo, a estratégia realizada dentro das escolas auxilia na busca ativa dos grupos prioritários, bem como na identificação dos não vacinados ou que precisam atualizar o esquema. 

Abertura da campanha Vacinação na Escola (Foto: Márcio Sampaio)

“Nosso objetivo é manter a nossa população de menor de 15 anos protegida contra as doenças imunopreveníveis com as vacinas consideradas de rotina. Na oportunidade também estaremos ofertando a dose contra Influenza aos professores alcançando, desta forma, outros públicos e ampliando as ações com campanhas concomitantes”, acrescentou Halice Figueiredo. 

Abertura da campanha Vacinação na Escola (Foto: Márcio Sampaio)

Cronograma

Nesta terça-feira (26), em São Luís, a ação continua no Colégio Militar 2 de Julho, das 9h às 17h. Na quarta-feira (27), a vacinação será realizada, de 8h às 17h, no Centro de Ensino (CE) Japiaçu, localizado na Rua Luxemburgo, no bairro Anjo da Guarda. No Centro de Ensino Antônio Ribeiro da Silva, na Avenida do Contorno, no bairro Sá Viana, a vacinação será realizada das 9h às 12h. Já no CE Estado do Rio Grande do Norte, localizado na Rua P, S/N°, Conjunto Radional, a ação será das 14h às 17h.

Post Views: 14

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA