InícioMaranhãoUPA de São João dos Patos recebe visita de equipe da Saúde

UPA de São João dos Patos recebe visita de equipe da Saúde

A subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho, visitou, na última terça-feira (9), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João dos Patos e acompanhou o funcionamento da rede de assistência, visitou os leitos e dialogou com os pacientes da unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A visita serviu para que pudéssemos observar de perto quais são as principais dificuldades da unidade, bem como a expectativa da população em relação ao atendimento dispensado. É no estreitamento do relacionamento entre a gestão e os pacientes que iremos garantir um serviço cada vez melhor a fim de atender às necessidades de saúde da população”, disse a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho.

Subsecretária LiLiane Carvalho visita UPA de São João dos Patos (Foto: Marcio Sampaio)

A agenda faz parte uma série de visitas que estão sendo realizadas pela SES na rede pública de saúde do estado. O objetivo é acompanhar o funcionamento do serviço ofertado e ouvir os usuários que são atendidos, com foco em garantir assistência célere e de qualidade.

Em 2024, a UPA de São João dos Patos completou 12 anos de atendimento. Foram contabilizados no período 13.180.752 atendimentos. Com atendimento de urgência e emergência, o equipamento funciona em regime de 24 horas, realizando também, quando necessário, transferência médica para hospitais referência como o Hospital Regional Dr. Everaldo Aragão, em Caxias; o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Presidente Dutra; e a Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas.

A paciente Joana Dark Dias, de 43 anos, acompanhou a sobrinha, Marluce, de 35 anos, que havia sofrido uma queda e machucado o ombro. “Logo que chegamos ela fez o raio-x, que não mostrou nenhuma fratura. O atendimento do médico foi muito bom e rápido”.

Subsecretária LiLiane Carvalho visita UPA de São João dos Patos (Foto: Marcio Sampaio)

Fernando Justo, de 32 anos, teve o filho Davi, de 4 meses, avaliado pelo médico de plantão sobre algumas alergias que apareceram na criança. “Eu e minha esposa notamos que está com algumas irritações na pele na região dos braços e barriga, daí resolvemos buscar ajuda. Até o momento o atendimento está sendo rápido, e eu enquanto pai estou satisfeito”.

A bebê Ayla Vitória, de 1 ano e 11 meses, está em um leito infantil recebendo suporte para o tratamento de um quadro de diarreia e febre. A mãe, Raquel de Sousa, de 21 anos avaliou o atendimento. “Como ela estava fazendo cocô com um pouco de sangue, os médicos deixaram ela na observação. Graças a Deus todos atenderam ela bem”, compartilhou.

De acordo com o diretor administrativo da UPA de São João dos Patos, Pedro Evangelista, a unidade também está garantindo suporte a casos de síndromes gripais e dengue. “Nós temos todo o atendimento inicial para o caso de hidratação quando caso for considerado mais leve. Já para os casos graves, fazemos a regularização através da Central Interna de Regulação de Leitos e transferimos para os nossos hospitais da rede do estadual”, explicou.

Subsecretária LiLiane Carvalho e a gestora regional de São João dos Patos, Rejany Gomes (Foto: Marcio Sampaio)

Regional

Ainda em São João dos Patos, a subsecretária Liliane visitou a sede da Unidade Regional de Saúde (URS). A estrutura é responsável pela organização, o planejamento e a execução de ações voltadas para os 15 municípios da região.

Subsecretária LiLiane Carvalho e a gestora regional de São João dos Patos, Rejany Gomes (Foto: Marcio Sampaio)

A gestora da URS de São João dos Patos, Rejany Gomes, reafirmou o compromisso da gestão estadual com a população. “As regionais são um braço do Estado nos territórios. Isso reforça a preocupação do governo em verificar in loco as ações que estão sendo realizadas”, explanou.

Post Views: 12

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA