Maranhão

“Uma oportunidade única, desafiadora e cheia de novidade”, afirma estudante participante do Trabalho Jovem

Published

on

Estudantes destacam experiência positiva com a oportunidade gerada pelo Trabalho Jovem (Foto: Arthur Costa)

Anunciado no fim do ano passado, o programa Trabalho Jovem, do Governo do Maranhão, já está em plena execução em 2021. Com foco na geração de 35 mil oportunidades, entre estágios, vagas de emprego e capacitações para jovens de 17 a 25 anos, o programa visa a transformação da juventude maranhense.

Estagiário na Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati), Talyson Moreira Penha, de 25 anos, tem sentido esta transformação oferecida pelo programa logo em suas primeiras semanas de trabalho.

“Está sendo uma oportunidade única, muito desafiadora e com muita novidade. Estou adorando muito. Quero continuar participando. Acho muito importante que o governo lance essas oportunidades para que nós, jovens, possamos ingressar ainda mais no mercado de trabalho e alcançar novas oportunidades. Ainda mais nesses últimos anos que foram difíceis para toda a população, por conta do desemprego e da pandemia”, afirma Talyson.

Talyson Moreira é estudante de Sistemas da Informação, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Monte Castelo, e soube do Trabalho Jovem por meio de um amigo, que também se inscreveu no programa. “Quando a gente tem uma oportunidade dessa, de adquirir essa experiência, o mercado de trabalho se abre e um leque muito grande de oportunidades também”, acrescentou o estudante.

Leia Também:  Humberto Teófilo afirma que projeto utiliza critérios subjetivos em promoções na polícia técnica

Estagiária da Seinc via Trabalho Jovem, Vitória Beatriz Pereira da Costa, de 21 anos, estudante do curso de Design da Universidade Ceuma, revelou que ficou muito feliz com a seleção no programa.

“Eu fiquei muito surpresa. Gostei muito de poder trabalhar na esfera pública. Participar do Trabalho Jovem está sendo minha primeira experiência em que de fato eu estou trabalhando com uma comunicação mais completa. Em pouco tempo eu já aprendi bastante coisa e espero enriquecer ainda mais o meu currículo”, disse a estudante.

Já para Marco Antônio, de 21 anos, estudante do 7º período de Administração da UFMA e estagiário do Trabalho Jovem, o programa é essencial para o desenvolvimento do estado. “Eu acho extremamente importante que o Governo do Maranhão incentive a capacitação da mão de obra local e que cada vez mais jovens tenham oportunidades de trabalho”, reforçou.

Assim como Marco Antônio, o estudante Talyson Moreira também concorda sobre a importância do programa Trabalho Jovem para o mercado de trabalho no Maranhão. “As oportunidades se tornaram escassas e ter um programa desses que oferece oportunidade para a gente é muito importante. Gostaria muito que mais empresas participassem e dessem mais chances para jovens que merecem e precisam desse empurrãozinho inicial”, finalizou.

Leia Também:  Vídeo: Resultado da operação Eleições 2020

O programa Trabalho Jovem é coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). O secretário da pasta, Simplício Araújo, analisa que a iniciativa serve como mecanismo de apoio e desenvolvimento ao Maranhão durante o período de crise econômica e sanitária no Brasil.

“Este programa criado pelo governador Flávio Dino tem fortalecido a igualdade de oportunidades e estabelecido condições dignas. Seguiremos com esta iniciativa visando alcançar cada vez mais a juventude maranhense”, analisa o secretário.

Medida Provisória

Recentemente, foi editada a Medida Provisória nº 349/2021, que retira a exigência de regularidade fiscal, até 31 de dezembro de 2021, para empresas se cadastrarem no programa Trabalho Jovem, nos eixos Auxílio a Contratação e Estágio Social.

A suspensão altera a Lei n° 11.384, de dezembro do ano passado. O objetivo da ação é possibilitar maior aderência das empresas ao programa, assim como atingir um maior número de jovens interessados nos eixos disponibilizados.

Mais informações sobre o programa em: https://www.trabalhojovem.ma.gov.br/.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=303678">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MAIS LIDAS DA SEMANA