
Foram mais de 140 mil viagens e 80 mil atendimentos que beneficiaram cerca de 10 mil pessoas de 43 cidades maranhenses. Foi com esses números positivos que o serviço Travessia chegou a 2021, ano em que o projeto celebra cinco anos de existência.
Coordenado pela Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o Travessia oferece transporte gratuito, confortável e seguro a pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, além de idosos e crianças com problemas neurológicos.
Desenvolvido nas modalidades Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde, há cinco anos o projeto visionário auxilia pessoas com deficiência em atividades de educação, trabalho, saúde e lazer.
Nesta semana, o governador Flávio Dino usou as redes sociais para ressaltar a importância do Travessia para a promoção de direitos. Na postagem, o governador publicou imagens do transporte para serviços de saúde odontológicos.
“Um dos projetos mais importantes que implantamos para pessoas com deficiência: programa Travessia, que propicia transporte gratuito e acesso a direitos”, reforçou o governador.
Disponível para pessoas com deficiência que moram em cidades da Região Metropolitana de São Luís e nas regiões dos Cocais, Baixada e Central, a estrutura conta com vans equipadas e adequadas às pessoas com deficiência e com espaço para acompanhante. As centrais de São Luís oferecem ainda carros para crianças com hidro/microcefalia.
Reconhecimento
Para quem usufrui do serviço Travessia, são muitos os motivos para comemorar a existência da iniciativa no Maranhão. O cadeirante Erlon Azevedo é um exemplo. Usuário desde a criação do projeto, Erlon conseguiu concluir curso em ensino superior com o auxílio do Travessia.

“O Travessia mudou a minha vida. Hoje eu trabalho e graças ao projeto eu fiz faculdade e me formei. Assim como o Travessia me ajudou, ele ajuda muita gente. O projeto mudou a vida de muitas pessoas, eu acho que para as pessoas com deficiência o serviço foi um divisor de água em nossas vidas. Mais uma vez eu parabenizo o projeto pelos cinco anos e a todos que estão na frente dessa iniciativa. Muito obrigado por tudo”, disse Erlon.
Dona Rosa é mãe do pequeno João, que também é cadeirante. Ela acredita que sem o transporte fornecido pelo Travessia, seu filho hoje não poderia dar continuidade ao seu tratamento de saúde.
“Todas as pessoas que têm um cadeirante em casa sabem a dificuldade de locomoção, mas graças a Deus o serviço veio para nos ajudar, para nos dar essa autonomia. Nesses cinco anos de Travessia eu só tenho a agradecer aos profissionais, aos motoristas, às pessoas que trabalham na administração, porque sei cada um dá o seu melhor todos os dias”, afirmou dona Rosa.
Como utilizar o Travessia
Para utilizar os serviços é necessário apresentar cópia dos documentos pessoais com duas fotos 3×4 e comprovante de residência; ficha de avaliação médica (disponível no site da MOB – www.mob.ma.gov.br) ou atestado com Classificação Internacional de Doenças (CID) e registro do médico; cópia do documento de identidade; cópia do CPF; comprovante de renda; comprovante de residência; duas fotos 3×4.
Os documentos podem ser entregues nas centrais de atendimento dos municípios. A lista completa de endereços está no link: http://www.mob.ma.gov.br/servicotravessia/ ou 0800 606 4655 / 3226 6298.