Com o objetivo de qualificar as equipes que atuam na Macrorregião Leste sobre emergências em saúde pública, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza o workshop com uso de metodologia ativa, nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13), na Unifacema de Caxias.
“A nossa intenção é fortalecer os profissionais de saúde que trabalham, direta ou indiretamente, em nível local, para garantir uma resposta oportuna e integrada em situações de surtos, epidemias e desastres naturais que possam ocorrer na Macrorregião Leste”, afirmou a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da SES, Jakeline Trinta Rios.
O evento destaca as principais atividades de preparação, vigilância e resposta as emergências em saúde pública. “Estamos também abordando a importância da comunicação de risco, com situações-problema que simulam eventos de saúde pública, visando construir uma resposta integrada e ágil para situações que possam constituir uma emergência de saúde pública, sobretudo diante das mudanças climáticas”, explicou a coordenadora do Vigidesastres, Flávia Oliveira.
Participam da capacitação coordenadores de epidemiologia e dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) dos municípios de Caxias, Coelho Neto, Afonso Cunha, Timon, São João dos Sóter e Aldeias Altas. As competências da Renaveh, dentro das unidades hospitalares, foram enfatizadas pela coordenadora estadual Danuza Raquel Almeida. “Precisamos estar sempre atentos à detecção, investigação e notificação para que possamos interromper a cadeia de transmissão das doenças”, completou.
O gestor da Regional de Saúde de Caxias, Odivaldir Pereira da Paz, parabenizou a iniciativa do governo e destacou a relevância do tema. “É essencial qualificar continuamente os núcleos hospitalares de epidemiologia, a atenção primária e a vigilância epidemiológica para um olhar mais atento sobre o que pode desencadear uma emergência em saúde pública”, justificou o gestor.
A Coordenação Estadual das Emergências em Saúde Pública (Coordesp) inclui o CIEVS, a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) e a Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SAPAPVS).
Visualizações de postagens: 7