InícioMaranhãoSES promove debate sobre rede de laboratórios do Maranhão durante seminário

SES promove debate sobre rede de laboratórios do Maranhão durante seminário

Como parte das ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), equipes do Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA) iniciaram o I Seminário Estadual da Rede de Laboratórios do Maranhão, nesta quinta-feira (21), em São Luís. 

O objetivo do seminário é difundir os aspectos relacionados ao diagnóstico de agravos de importância em saúde pública realizados pelo Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA). O serviço é referência para diagnósticos de patologias de notificação compulsória, e atua como coordenador da rede estadual de laboratórios. 

A cerimônia de abertura do evento contou com a participação da secretária adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; do diretor-geral do Lacen, Lídio Gonçalves e da superintendente de epidemiologia e controle de doenças, Dalila Vasconcelos. O público presente avaliou positivamente a ação.

Secretária adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos (Foto: Francildo Falcão)

A secretária adjunta destacou a importância do Lacen para o contexto da saúde pública no estado. “O Lacen e sua equipe são fundamentais à estrutura das políticas de saúde pública no Maranhão. Os dados promovidos, as constantes conquistas e a capacitação constante de seus profissionais são exemplos de competência e motivo de orgulho para o Maranhão”, disse Deborah Campos. 

Lídio Gonçalves agradeceu aos participantes, ressaltando a oportunidade da troca de experiências no evento. “Esse momento de capacitação e troca de experiências se mostra fundamental para a realização dos principais objetivos da rede, entre os quais, complementação diagnóstica, gerando dados fidedignos para avaliações e ações em saúde pública do estado”, frisou.

 Diretor-geral do Lacen, Lídio Gonçalves

O compartilhamento de experiências exitosas com outros laboratórios centrais estaduais foi um dos motes do evento. Representante do Lacen-CE, a farmacêutica Suyanne Tavares apresentou palestra sobre a importância da fase pré-analitica para qualidade dos resultados de amostras. “É uma satisfação poder participar do evento, promovendo uma troca de conhecimento que é proveitosa para toda a saúde pública”, enfatizou. 

Coordenadora de laboratório do hospital Socorrão II, a farmacêutica Marina Maranhão elogiou a proposta do evento. “É um momento bastante relevante de aprendizado, que possibilita podermos acompanhar as experiências do Lacen e levar estas informações como bagagem e suporte à nossa atuação profissional a nível local”, comentou.

I Seminário Estadual da Rede de Laboratórios do Maranhão. 

A programação do evento, que se encerra nesta sexta-feira (22), apresenta palestras, debates e estudos de caso relacionados a manejo de amostras e diagnóstico de síndromes respiratórias, arboviroses, entre outras patologias que são analisadas pela instituição. A gestão do IOC/Lacen-MA é realizada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Post Views: 22

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA