Em Colinas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferece tratamento de fototerapia para os recém-nascidos diagnosticados com icterícia, na Maternidade Humberto Coutinho. O termo é utilizado quando há aumento da bilirrubina no sangue do bebê, que deixa a pele e o branco dos olhos amarelados.
Profissionais da Maternidade Humberto Coutinho participaram de treinamento, na quarta-feira (7), que atualizou informações e técnicas do uso dos equipamentos utilizados na terapia. A capacitação foi orientada pelos auxiliares técnicos de Engenharia Clínica, Ducilene Oliveira e Deyvid Dias.
A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da maternidade, Taylane Sipaúba, explica que as capacitações têm o objetivo de atualizar informações entre os profissionais, sobretudo aqueles que integram a unidade a menos tempo. “O treinamento foi realizado para a equipe de Enfermagem, que utilizam os equipamentos de acordo com a solicitação médica”, informou.
A Maternidade dispõe de 7 Bilitrons e 9 Olidefs, que são os equipamentos usados na fototerapia em ambiente de UTI e também nas enfermarias. Eles emitem uma luz clara (a luz azul é considerada a mais eficaz), capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.
“A fototerapia é o tratamento mais indicado, mas só se a icterícia não regredir espontaneamente. Popularmente conhecida como banho de luz, a técnica expõe a criança à luminosidade emitida por lâmpadas específicas, que atinge diretamente a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o”, complementou Taylane.
Ana Jéssica Silva, técnica de enfermagem, participou da capacitação. “Adquiri experiência e eu tinha muitas dúvidas no manuseio, fiquei bem satisfeita com o treinamento”, afirmou.
Assistência materno-infantil
A Maternidade Humberto Coutinho é considerada a terceira maior maternidade do Estado e, por isso, muitas gestantes recorrem aos serviços da unidade de saúde. Localizada em Colinas (MA), oferece assistência materno-infantil, com serviços de emergência e urgência que funcionam 24 horas, diariamente, para toda região do Médio Sertão Maranhense, alcançando 15 municípios. Em mais de 5 anos de funcionamento, foram 1.214.031 atendimentos.
A maternidade, gerenciada pelo Instituto Acqua, oferece todo suporte necessário para assistência no pré-parto, parto e puerpério, que inclui ambulatório especializado e triagem neonatal, com teste do pezinho, orelhinha, coraçãozinho, linguinha, além de exames de ultrassonografia, tomografia, ultrassom e análises clínicas. A unidade de saúde dispõe de quartos privativos com equipamentos e técnicas que garantem parto respeitoso e humanizado.
Post Views: 6