InícioMaranhãoServiço de Atendimento da Funac contribui para qualidade de vida dos servidores...

Serviço de Atendimento da Funac contribui para qualidade de vida dos servidores da Socioeducação

Serviço oferece escuta qualificada para servidores da Socioeducação (Foto: Divulgação)
Serviço oferece escuta qualificada para servidores da Socioeducação (Foto: Divulgação)

Escuta qualificada e encaminhamento a rede assistencial são medidas que impactam positivamente na vida dos servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), ações que o Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS) tem desenvolvido como meta fundamental ao atendimento contínuo, em especial no mês da campanha Setembro Amarelo, de combate ao suicídio e automutilação.

Desde o início, o SAS atendeu 360 servidores, identificando diversos fatores de risco, emocionais e sociais, como depressão, síndrome de pânico, ansiedade, melancolia, medo da pandemia e situação de luto relacionados às perdas pela Covid 19 (33 registros de perdas de familiares dos servidores), com casos por demanda espontânea ou encaminhados.

O SAS trabalha nas linhas preventiva, terapêutica e relacional, e o atendimento ofertado se estende aos familiares dos servidores. Ocorre por meio de ligação telefônica e visita domiciliar quando agendado. A escuta qualificada é fundamental para detectar os casos que podem ser encaminhados ao serviço público da rede municipal ou estadual, articuladas pelo técnico de referência em saúde da fundação.

Os acompanhamentos englobam o atendimento psicossocial, terapia familiar e círculos restaurativos, realizados pela equipe do SAS.

“Estimulamos atitudes que valorizem atividades culturais, recreação e esportivas. Temos também a proposta de criar o cantinho do servidor em cada unidade, um espaço próprio para relaxar, como forma de combater a ansiedade e a depressão, além de fortalecer a autoestima e o sentimento de integração ao ambiente de trabalho”, destaca a assistente social do SAS, Rosilda Brito.

“O mais importante é acolher o servidor de forma ética e afetiva, a partir das demandas espontâneas ou situações encaminhadas pela direção da unidade ou RH. Durante a pandemia, foram detectados casos de ansiedade e luto dos familiares sem o ritual da despedida, com forte impacto pelas medidas sanitárias da pandemia”, declara a assistente social do SAS, Irene Rolim.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia reforça a importância do SAS como espaço de diálogo e acolhimento criado pela Fundação para apoiar aos servidores que se dispõem ou que são encaminhados ao atendimento social e psicológico.

“Durante a pandemia, o SAS tem tido uma enorme importância, por conta das perdas de familiares de servidores, e momentos em processos conflituosos de separação, depressão e ansiedade, com gerenciamento de conflitos, crises e processo de tensão cotidiana. Nesse atendimento, uma visão do contexto familiar se faz importante para entender as relações, com acompanhamento in loco”, reforça.

Apoio social e psicológico para servidores da Funac
Precisa de apoio? Ligue! (98) 98415.8219

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=320099">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA