InícioMaranhãoSeminário do Governo do Estado alcança objetivos na integração de setores produtivos

Seminário do Governo do Estado alcança objetivos na integração de setores produtivos

Seminário de Participação Popular organizado pela Sagrima no município de Pinheiro (Foto: Divulgação)

“O objetivo do seminário foi plenamente atendido”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Luiz Henrique Lula da Silva, sobre o Seminário de Participação Popular, realizado no município de Pinheiro, como o tema “A produção sob o conceito da integração”.

O seminário, que aconteceu no sábado (23), foi organizado e promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). O objetivo foi debater solicitações para elaboração de documento sobre demandas da Baixada Maranhense, incluindo a região dos Lagos, integrando a Carta Compromisso do Governo do Estado, com as 65 metas de gestão. 

“Tínhamos esse compromisso com o setor produtivo da região. Foi possível elaborarmos perspectivas de arranjos produtivos possíveis e, ao mesmo tempo, pedimos à sociedade civil que pudesse, junto com o poder público, demandar o Governo do Estado, por meio da Sagrima. O foco é fechar gargalos desses setores produtivos, para que eles possam avançar ainda mais”, frisou Luiz Henrique.

Com parceria das secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o evento reuniu representantes de entidades jurídicas organizadas para discutir o trabalho intersetorial e transversal e sua influência na produção. 

Participam representantes de instituições do agronegócio dos municípios de Pinheiro, Santa Helena, Presidente Sarney, Pedro do Rosário e Turilândia.

Para a secretária adjunta de Relações Institucionais, Rosany Aranha, o seminário cumpriu seu propósito. “A avaliação é de realização. Finalmente concluímos uma etapa, que nos foi colocada desde 2019, como um dos 65 compromissos da gestão estadual. Estamos muito felizes, pois articulamos com as regiões e concluímos a lista de demandas. Todas as ações convergiram positivamente para a agricultura familiar e agora, vamos fazer a avaliação deste levantamento e por me prática as ações”, afirmou a gestora. 

Seminário de Participação Popular organizado pela Sagrima no município de Pinheiro (Foto: Divulgação)
Seminário de Participação Popular organizado pela Sagrima no município de Pinheiro (Foto: Divulgação)

“Foi uma honra participar desse evento e acho muito importante essa integração da agricultura, do setor produtivo com o desenvolvimento. E acho que deveria ser uma integração de todos os municípios que compõem a Baixada para que se consiga, realmente, fortalecer uma política de desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de todos os nossos conterrâneos. Fico muito honrado por ter participado. Para nós, é importante alavancarmos o setor produtivo e garantir melhores condições de vida aos produtores da região”, enfatizou o titular da Sagrima de Pinheiro, João Paulo Nogueira. 

O próximo passo é o envio do relatório das demandas à Seplan para que sejam avaliadas e concretizadas. Presentes ao evento, equipes da Sagrima e Seplan; secretários municipais dos municípios de Pinheiro, Presidente Sarney, Pedro do Rosário e Turilândia; e representantes de associações, sindicatos e entidades agrícolas e aquícolas das regiões.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=323323">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA