
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) participou, na quinta-feira (12), do primeiro dia de capacitação à comunidade sobre o uso adequado do fogo para evitar riscos de devastação ao meio ambiente, como parte das ações promovidas pelo Programa Parceiros do Meio Ambiente 2021, no município de Grajaú. O evento foi realizado na Fazenda Sibéria, propriedade da empresa Aço Verde do Brasil (AVB), e contou com palestras durante a manhã e aulas práticas à tarde.
Na oportunidade, a supervisora de Combate e Controle ao Desmatamento e Queimadas, Scarleth Vieira, palestrou sobre a importância da prevenção da queimada descontrolada. “Hoje, estamos aqui participando do treinamento referente ao uso do fogo para a comunidade no município de Grajaú, dando continuidade às ações da Campanha Parceiros do Meio Ambiente, que a SEMA está participando como parceira, junto com outras instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), a AVB, a Prefeitura Municipal, entidades relacionadas aos povos indígenas, dentre outros parceiros”, complementou.
Na ocasião, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) do Ibama fez uma apresentação sobre o contexto histórico do sistema, sua estrutura, áreas prioritárias, equipamentos utilizados, formas de comunicação e sua importância para a prevenção, controle e combate aos incêndios florestais, além da relevância do manejo integrado do fogo.
De acordo com o gerente florestal da AVB, Wallas Silva, o evento é de suma importância para que os moradores da região saibam como manusear o fogo. “Estamos reunidos com a comunidade no entorno das nossas fazendas, capacitando a comunidade no uso do fogo. Sabemos que o pequeno produtor usa o fogo para limpeza diária e para plantar roças, mas infelizmente existem incêndios. As queimadas, que deveriam ser controladas, fogem do controle e se tornam um incêndio florestal. Então, a AVB, preocupada com isso, tem parceria com o Ibama/Prevfogo para ministrar treinamento de queimadas controladas para as comunidades e capacitar no manuseio do fogo”, disse.
Para o cacique da aldeia Cajazeira, Carlos Henrique, “durante esses anos que nós temos parceria com a empresa, tudo está mudando para nós. Sobre as queimadas da nossa área indígena, que fica na divisa, a empresa está nos ajudando. No momento da gradeação, eles vão lá, fazem nossa roça, tudo é uma ajuda para que nós possamos evitar de tocar fogo”, ressaltou.
Outras atividades que serão desenvolvidas na campanha são a distribuição de folders e a realização de reuniões para ressaltar a importância de evitar os incêndios e de proteger o meio ambiente. As queimadas causam a poluição do ar, dos recursos hídricos, desequilíbrio no clima de uma região, diminuição na oferta de água, destruição da vegetação, morte de animais, destruição de nutrientes do solo, queimaduras e trazem sérios problemas à saúde humana, pois pioram a qualidade do ar. A região de Grajaú ocupa o segundo lugar no ranking estadual, considerando o período de 2015 a 2020, de focos de queimadas.
Na ocasião, também estiveram presentes o analista de Cadastro Ambiental Rural, Rui Humberto; o advogado Marcos Souza; além de representantes do Corpo de Bombeiros Civil de Grajaú e líderes das comunidades da região.
Lançamento

Durante o lançamento do Programa Parceiros do Meio Ambiente 2021, na quarta-feira (11), no auditório do campus do IFMA em Grajaú, a supervisora de Combate e Controle ao Desmatamento e Queimadas, Scarleth Vieira, destacou a importância da iniciativa e da união de esforços.
“A campanha visa, principalmente, assim como o Programa Maranhão Sem Queimadas, a sensibilização, a orientação e a conscientização de todos os entes envolvidos nessa temática de queimadas e incêndios florestais quanto aos impactos ambientais oriundos dessas práticas, assim como também os prejuízos que podem ocasionar à saúde. Além disso, em relação ao município de Grajaú, atualmente ele está na segunda posição estadual, considerando o período de 2015 a 2020, o que mostra a importância do evento neste município”, frisou.
Para o comandante da 37ª Companhia de Batalhão da Polícia Militar do Maranhão, Major Dean, “é de suma importância [esse evento] porque nós estamos chegando em uma época do ano em que o número de queimadas aumenta assustadoramente aqui em nosso município, em nossa região, e todos os órgãos, Polícia Militar, Bombeiro Civil, devem estar envolvidos na questão de poder prevenir essas queimadas que tanto assolam nosso município”, disse.
O gerente florestal da AVB, Wallas Silva, acredita que as ações são de extrema relevância para o município. “Estamos trabalhando pelo quarto ano consecutivo na campanha Parceiros do Meio Ambiente e esse ano nós temos o prazer de ter conosco a SEMA nos apoiando nessa campanha de prevenção a incêndios. Nós estamos muito satisfeitos com o trabalho que está sendo feito e acreditamos que esse trabalho tem que expandir, crescer, para que os indicadores reduzam os números dos focos de queimadas que acontecem todos os anos e assim consigamos atingir nossos objetivos por meio do trabalho de orientação e conscientização”, complementou.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Grajaú, Roberto Cleiton, “a importância do evento no município é que possa vir a levar a gravidade do problema ambiental que são as queimadas no nosso município e no nosso estado. O município, juntamente com parceiros como o IFMA, a AVB e o Estado do Maranhão vem enfrentando esse problema e obtendo sucesso porque, a cada ano que passa, esse número de focos vem caindo em nosso município, devido a esses trabalhos e esses parceiros”, disse.
O diretor-geral do IFMA – Campus Grajaú, Francisco Gonçalves Filho, ressalta a importância da campanha. “Quando iniciamos os trabalhos no IFMA, tivemos que suspender as aulas diversas vezes por conta da falta de visibilidade devido a muita fumaça, que ocasionava também coceiras, irritação nos olhos de alunos e insuficiência respiratória. Com esse trabalho, desde 2018, estamos melhorando e acreditamos que com essas parcerias possamos galgar melhores condições de qualidade de vida”, frisou.
Saiba mais sobre o programa
O Programa Parceiros do Meio Ambiente teve início em 2018 e foi idealizado pelo grupo Aço Verde do Brasil (AVB). A campanha é realizada nos meses de agosto, setembro e outubro por serem os meses com maiores incidências de queimadas em Grajaú.
A edição deste ano é uma parceria da AVB com a SEMA, IFMA – Campus Grajaú, Ministério Público do Maranhão (MPMA), Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Prefeitura Municipal de Grajaú e Associação Comercial e Industrial de Grajaú (ACIG/Grajaú).
O Programa terá diversas ações de orientação, conscientização e capacitação em comunidades e escolas e tem como público-alvo os pequenos produtores, as comunidades indígenas e os assentamentos do município.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=315770">>