InícioMaranhãoSeduc sedia reunião de apresentação do 1º Encontro de Estudantes da Amazônia

Seduc sedia reunião de apresentação do 1º Encontro de Estudantes da Amazônia

Seduc sedia reunião de apresentação do 1º Encontro de Estudantes da Amazônia (Foto: Lauro Vasconcelos)

Na última quinta-feira (11), o auditório da Secretaria Adjunta de Ensino e Aprendizagem (Sagea), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abrigou a reunião de apresentação e alinhamento do 1° Encontro de Estudantes da Amazônia, que acontecerá no período de 02 a 04 de dezembro deste ano, em São Luís.

A Seduc é a secretaria responsável pela articulação do encontro e o superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso, enfatizou que o Maranhão foi o estado escolhido para sediar o evento pelo fato de presidir o Consorcio da Amazônia Legal. Ele afirmou que a participação de estudantes de todo o estado, exercendo o protagonismo estudantil, traz um peso ainda maior para a importância de sediar o evento, que é idealizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

“O Maranhão é protagonista nas discussões de sustentabilidade e meio ambiente e o nosso governador [Flávio Dino] é presidente do Consórcio da Amazônia Legal. Então, é muito importante, depois que tivemos grandes eventos mundiais, como o Encontro do G20 e, agora, com a COP26, o Brasil ser exemplo positivo e mostrar que é possível construir um país desenvolvido preservando o meio ambiente, as suas comunidades indígenas e quilombolas. E o Maranhão, em parceria com outros estados da Amazônia Legal, vai ser o protagonista dessa grande defesa e desse abraço que a sociedade civil vai dar na Amazônia”, afirmou o superintendente da Seduc.

Durante a reunião de alinhamento, integrantes da UNE apresentaram o projeto de execução do 1º Encontro de Estudantes da Amazônia. A coordenadora geral do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE, Paola Soccas, explicou que a reunião foi de suma importância para definir as coordenadas e também para apresentar as demandas de logística, articulação e mobilização do encontro para conhecimento e envolvimento das secretarias do Governo do Maranhão.

“O encontro acontecerá em um momento primordial para o Brasil. Então, nada mais justo que a gente fizesse um encontro para repactuar com a juventude e os estudantes brasileiros a nossa opinião. E, nesse sentido, o Maranhão, que também tem parte no território amazônico e é de uma grandiosidade gigantesca, poderia, sim, receber o evento. Além de que, o Governo do Maranhão sempre se mostrou à disposição para construir as pautas em defesa da Amazônia e esta reunião vem para chancelar esse comprometimento de todas essas secretarias que aqui estão para construir esse evento em prol da defesa da Amazônia”, afirmou Paola Soccas.

A reunião contou, ainda, com a presença de representantes das Secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Extraordinária de Juventude (Seejuv); do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA); da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Cultura (Secma). Estes são os órgãos estaduais que estão diretamente envolvidos na realização do encontro.

“O encontro será algo muito diferenciado em que nós teremos a oportunidade de trazer várias coisas interessantes para o nosso estado e acho que a gente precisa desse momento para fortalecer essas lideranças, a nossa juventude, nossos alunos e trazer para discussão a criação dessa responsabilidade com a pauta ambiental, que é de todos nós”, afirmou Alessandra Rego, assessora técnica da Secti e coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Também presente à reunião de alinhamento, o superintendente de Políticas da Juventude da Seejuv, Marcos Leite, enfatizou a importância da intersetorialidade dos órgãos estaduais para a realização de um evento tão inovador e necessário para os dias atuais.

“O Encontro representa muito para a Amazônia Legal, os estudantes irão se reunir em um momento em que que a juventude tem sofrido com atrasos em políticas públicas por parte do Governo Federal, mas, em contrapartida, há avanços na educação e na juventude no Governo do Maranhão; aqui, todas as secretarias fazem parte da construção desse encontro, auxiliando na construção de pautas importantes para estudantes de todo o Brasil. É um importante momento para que a gente possa ter esse avanço na educação ambiental no Brasil”, ressaltou o superintendente da Seejuv.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=324771">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA