InícioMaranhãoSeduc faz parceria com a Secti para desenvolvimento do projeto "Maratonia Maker"...

Seduc faz parceria com a Secti para desenvolvimento do projeto “Maratonia Maker” nas escolas integrais


Estudantes de escolas públicas participam do projeto “Maratonia Maker” nas escolas de Educação Integral

Nesta última semana, foi desenvolvido nos Centros Educa Mais Margarida Pires Leal e Maria Mônica Vale, escolas da rede pública estadual, o projeto piloto “Maratonia Maker”, realizado por meio de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), através do Inova Maranhão, que tem o intuito de estimular a inovação tecnológica nas escolas de tempo integral.

O projeto tem como objetivo introduzir conhecimentos básicos de programação, robótica e eletrônica, por meio de videoaulas e tutoria presencial. Por ser recente, o projeto ainda está em fase de teste nos Centros de Educação Integral. A proposta inicial era atender somente os estudantes de ensino fundamental, que moram no entorno dessas escolas, mas, devido à amplitude da ação, acabou sendo estendido, também, aos estudantes do ensino médio integral das referidas unidades educacionais.

Para o coordenador da Secti e do projeto Maratonia Maker, Micael Ferreira, foi muito satisfatório ver que o impacto positivo da iniciativa na vida dos estudantes, e muito bem aceito nas escolas.
“É uma parceria muito importante com a Seduc, que dá resultado. Nessas duas escolas, nós conseguimos impactar os estudantes, trabalhando com os kits arduínos e uma plataforma digital em que eles conseguiram colocar em prática projetos de robótica, desenvolvendo as habilidades e competências fundamentais para o mercado de trabalho e preparando esses alunos para os desafios do século 21, que eles já estão enfrentando. Ficamos muito satisfeitos com o resultado. Todos conseguiram realizar projetos muito interessantes, com muito sucesso. E já estamos com expectativa sobre os novos projetos que serão realizados em 2021”, destacou o coordenador.

“Atuei no projeto Maratonia Maker, que visa ensinar robótica, eletrônica e programação para as crianças, desde o ensino fundamental até o ensino médio. A gente viu vários alunos muito interessados em aprender. A gente viu crianças que realmente não tinham esse conhecimento, não tinham essa base de robótica, mas conseguiram fazer projetos incríveis: fizeram réguas eletrônicas, utilizaram os sensores, utilizaram os sensores de luminosidade. Essa interação deles com a robótica foi uma experiência incrível da minha parte, por ver esse amadurecimento deles e ver que eles querem buscar mais e ter acesso à tecnologia e à inovação”, relatou a estagiária do Inova Maranhão, Sophia Pinto.

“A minha experiência no Maratona Maker foi maravilhosa. Consegui aprender muita coisa. Foi muito bom”, contou a aluna do 2º ano do ensino médio, Fabrícia Giullia.

“Nós ficamos muito contentes com o resultado do projeto e o feedback dos estudantes. Tivemos uma adesão de 50% do Ensino Fundamental e 50% dos nossos estudantes da rede estadual, dessas escolas. Por conta desse cenário de pandemia, tudo se tornou remoto, então, acaba que as tecnologias, as plataformas digitais se sobressaíram, e a introdução à robótica educacional através dessa plataforma teve grande adesão”, concluiu o coordenador de Inovação da rede de ensino integral, Thiago Gomes.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA