Com o objetivo de estreitar laços com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e melhorar a transparência, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, se reuniu nesta sexta-feira (29) com o presidente do órgão, Washington Oliveira. Na oportunidade, o secretário colocou à disposição do Tribunal, os serviços oferecidos pela Escola de Saúde Pública do Maranhão, para que as capacitações em Saúde Pública possam ser ofertadas aos municípios. De acordo com Carlos Lula, essa aproximação é de grande importância, pois o TCE faz parte do contínuo aprimoramento do fazer administrativo diário.
“A proposta dessa parceria com o TCE é ampliar o alcance das capacitações ofertadas pela Escola de Saúde Pública, o que certamente fortalecerá ainda mais o papel da instituição. Dessa forma, a aproximação entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Tribunal de Contas do Estado deve render muitos frutos para a sociedade de um modo geral, pois assim teremos como aprimorar o modo de se fazer saúde pública no Maranhão”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Segundo o presidente do TCE, Washington Oliveira, durante o encontro, foram discutidas várias ideias para desenvolver a boa gestão na saúde pública do Maranhão. “Existe no TCE um projeto que é de estímulo aos Conselheiros de Controle Social que atuam no interior do estado e são os braços do Tribunal de Contas nos municípios. A parceria entre a Escola de Contas do TCE e a Escola de Saúde Pública da SES é um reforço a esse trabalho”, pontuou.
A Escola de Saúde Pública oferece atualmente três cursos de pós-graduação Lato Sensu, os primeiros da história da Secretaria de Estado da Saúde, são elas: Pós-graduação de Atenção Materno Infantil, que teve início no mês de agosto deste ano; Pós-graduação de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, que teve início neste mês de outubro; e a Pós-graduação de Gestão em Saúde, que finalizou as inscrições nesta quinta-feira (28).
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=323735">>