Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, foi escolhida entre as 372 lideranças negras de todo Brasil pelo Edital Caminhos, projeto que visa ampliar a diversidade racial em espaços de influência e decisão na sociedade contribuindo com a promoção da justiça social.
Criado pela Fundação Tide Setubal, o projeto em sua primeira fase selecionou 31 lideranças para receber apoio financeiro de R$ 15 mil para investir em atividades formativas diversas, como: cursos de idiomas, cursos de pós-graduação (MBA, especialização e extensão), participação em intercâmbios, congressos e seminários, cursos livres que abordem temáticas relacionadas à consolidação da democracia e à superação das desigualdades, dentre outras.
Moradora do Polo Coroadinho, Tatiana Pereira é formada em Engenharia de Pesca (UEMA); especialista em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental (UEMA); mestra em Sustentabilidade de Ecossistema pela UFMA; associada fundadora do Instituto Dica Ferreira; associada da Associação de Saúde da Periferia- ASP; integrou a Rádio Comunitária Conquista FM; ex-presidente do Centro Acadêmico do Curso Engenharia de Pesca; participou do grupo de base da Juventude Unida em Cristo da Comunidade do Bom Jesus (JUCBJ), auxiliou na criação da Rede Jovens do Nordeste e foi coordenadora do Núcleo Maranhão.
Completamente engajada com a militância e as causas sociais, ela atribui essa conquista a muitos percursos e lutas travadas e desafios assumidos em sua caminhada.
“Eu fico muito feliz e muito honrada em estar entre essas 31 lideranças negras selecionadas, a partir desse reconhecimento fiz um retrô da minha vida que me deixa emocionada e muito feliz, seguimos na luta, no fronte desse processo de resistência e de manutenção do nosso papel enquanto sujeito social. As conquistas vem de Deus, da força e da coragem que encarei em cada luta. Grande reconhecimento. A humildade e a fé, força e determinação são herdados de minha mãe (levanta a cabeça e vence) essa vitória é nossa, mãe e pai” declara.