A qualificação de produtores rurais, por meio de cursos de capacitação e gestão de negócios, foi pauta da reunião ocorrida na segunda-feira (8), entre o secretário Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Luiz Henrique Lula, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Raimundo Coelho, que também é o atual presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).
Luiz Henrique Lula ressaltou que a Sagrima, sob sua gestão, está buscando interlocuções com todos os atores do setor da agricultura, pecuária e da pesca, a fim de firmar parcerias que ampliem o acesso dos produtores aos projetos do Governo do Maranhão, por meio do processo de capacitação de empreendedores.
“O sistema Faema/Senar, em razão da sua missão de qualificação dos produtores, tem papel estratégico. Para tanto, estamos iniciando diálogo para viabilizar termo de cooperação entre a Sagrima e o Senar, para investirmos em capacitação e gestão de negócios, e nossas expectativas são as melhores possíveis”, destaca o secretário Luiz Henrique Lula.
Raimundo Coelho falou da parceria entre a Sagrima e o sistema Faema/Senar. “Essas parcerias já existiam anteriormente e foram interrompidas. Importante que haja disposição em serem retomadas e fortalecidas, justamente porque envolvem tanto a capacitação, que chamamos de formação profissional rural, como a assistência técnica e gerencial”, informa.
Outro ponto de pauta da agenda foi a manifestação do Ministério Público Federal (MPF), que provocou a revogação do Decreto Governamental n° 36454/2020, que implicou, também, na suspensão do crédito para atividade rural sem licenciamento ambiental.
A ideia é abrir interlocução entre Governo do Estado, setor produtivo e MPF, para mediação de uma saída que contemple questões legais, sem prejuízo das atividades econômicas envolvidas.
< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=324384">>