
Requalificação das unidades, atendimento exclusivo por agendamento, disponibilidade de mais serviços online. Essas foram algumas das medidas adotadas em 2020 para atender mais de 2 milhões de cidadãos maranhenses com conforto, segurança e praticidade nas unidades do Viva/Procon em todo estado.
As unidades da capital e interior foram adaptadas para o atendimento durante a pandemia do novo coronavírus. Devido ao alto nível de transmissibilidade do vírus, novos protocolos sanitários e atendimento exclusivo por agendamento prévio foram algumas das medidas implantadas pelo órgão para o retorno das atividades presenciais.
“Apesar da suspensão temporária do atendimento ao público para contenção da Covid-19, conseguimos manter a qualidade dos serviços e a garantia de direitos dos consumidores. Nos adaptamos para atender a todos com saúde e segurança, ampliando também a oferta de serviços virtuais”, explicou a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.
Reformas
São 54 unidades e postos de atendimento, e parte delas foram adaptadas e melhoradas para receber o público com total segurança e conforto durante a pandemia. Além das adaptações necessárias para contenção da Covid-19, algumas unidades também passaram por obras de ampliação e reformas estruturais. Em São Luís, por exemplo, a unidade da Beira-Mar passou a abrigar neste ano a sede do órgão, dinamizando ainda mais os serviços oferecidos à população.
“Apesar de ter sido um ano difícil, conseguimos avançar em reformas e ampliações de algumas unidades. Uma delas foi a unidade da Beira-Mar, que sempre possuiu um fluxo maior de pessoas e agora acomoda também os setores administrativos, tornando-se a sede do órgão”, ressaltou Adaltina.
A instituição também concluiu obras de reformas estruturais, executando reparos como pintura, reestruturação da cobertura de telhado e manutenção do sistema elétrico nas unidades localizadas nos municípios de Codó, Coroatá, Coelho Neto, Bacabal, Pedreiras, Lago da Pedra, Araioses, Itapecuru, Barreirinhas, Chapadinha, Pinheiro e Presidente Dutra.
Serviços

Com as recomendações sobre o distanciamento social como forma de contenção da Covid-19, o Procon/MA disponibilizou neste ano, de forma online, mais de 30 serviços públicos diferentes, diretamente no site do órgão, com o objetivo de evitar que os cidadãos precisassem se deslocar até uma unidade física de atendimento.
“Nossas plataformas digitais foram otimizadas para oferecer serviços com praticidade e comodidade. Pelo menos 30 serviços públicos encontram-se disponíveis de forma on-line no site do Procon. Alternativas como essas são de grande importância para evitar aglomerações em nossas unidades e resguardar a vida, saúde e segurança de todos”, enfatizou Adaltina Queiroga.
Com a retomada das atividades presenciais, que aconteceu de forma gradual e respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo do Estado, os atendimentos mais procurados pelos cidadãos foram emissão de RG, serviços do Detran, Procon, SET e TRE. Além disso, houve retorno das ações do Viva/Procon Móvel, que levaram mais cidadania aos municípios de Humberto de Campos, Senador Alexandre Costa, Barreirinhas (povoado Sobradinho) e em São Luís, no bairro Tajipuru, Zona Rural.
Na capital, o maior número de atendimentos foi contabilizado na unidade do Viva/Procon da Beira-Mar, que realizou em média mais de 45 mil atendimentos mensais. Em seguida, está a unidade localizada no Shopping da Ilha, com média de mais de 27 mil atendimentos prestados. Já no interior do estado, a unidade de Imperatriz, localizada no Imperial Shopping, se destaca com 17 mil atendimentos realizados.
A imperatrizense Bianca Bezerra precisou dos serviços oferecidos na unidade e destacou o atendimento de forma positiva. “O Viva/Procon em Imperatriz facilita muito o atendimento, principalmente para aquelas pessoas que não conseguem fazer algum procedimento pela internet. Além do conforto e segurança, você se sente mais acomodado”, avaliou.
Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.procon.ma.gov.br, aplicativo PROCON MA ou pelos telefones (98) 3261-5100 e 151 disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.