O Porto do Itaqui tem colhido frutos das ações do Governo do Maranhão desempenhadas desde 2015, entre quebra de recordes, expansão, investimentos públicos e privados, bem como a geração de 16 mil empregos diretos e indiretos, além da escalada no ranking que torna o Itaqui um dos quatro maiores dos portos públicos em movimentação de cargas.
Há quase 7 anos, o porto público do Maranhão vem empreendendo um plano de expansão, com recursos próprios e da iniciativa privada, para melhoria da infraestrutura portuária e da logística sustentável em toda a sua área de influência. Dentre os principais avanços estão o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), considerado um marco logístico para o agronegócio brasileiro.
O Tegram, que é uma das maiores obras de infraestrutura para a exportação da safra brasileira de grãos, tem beneficiado diretamente os produtores da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia) e do Nordeste do Mato Grosso. A proximidade do Itaqui com esta fronteira agrícola do Brasil tem garantido maior agilidade no escoamento da safra para mercados estratégicos, como o europeu e o asiático.
O Porto do Itaqui está consolidado como hub de combustíveis e grãos, líder no Arco Norte do Brasil. Com certificações de excelência na gestão da Qualidade, do Meio Ambiente e de Segurança da Informação, prepara-se para superar a marca de mais de 30 milhões de toneladas de cargas movimentadas neste ano. Esse resultado demonstra um trabalho focado em melhoria contínua e com a missão de desenvolver o Maranhão e região, gerando emprego e renda ao longo de diversas cadeias produtivas.
Quarto maior do Brasil
Um novo recorde foi batido em 2021. De janeiro a setembro, foram somadas 25 milhões de toneladas embarcadas. A movimentação inédita é resultado do aumento na produção de soja e milho na Região Norte. Somente no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 34% na movimentação de, principalmente, grãos e outros produtos ligados ao agronegócio, se comparado ao mesmo período em 2020.
Graças aos novos resultados, o Porto do Itaqui subiu mais um degrau e agora está no top quatro dos portos públicos em movimentação de cargas, de acordo com o ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Novos investimentos
Neste ano, o plano de expansão do Porto do Itaqui obteve mais um avanço com a qualificação de uma área brownfield para arrendamento por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Trata-se do IQI14, que abrange a área de 43,404 mil metros quadrados dedicado à movimentação e armazenagem de granéis líquidos combustíveis, atualmente arrendado para a Petrobras.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) investiu R$ 10 milhões visando qualificar a recepção e distribuição de energia em todo o porto, garantindo melhor qualidade, segurança para as operações e ampliação de ações preventivas.
Ainda como parte dos investimentos no Itaqui, a EMAP inaugurou a Base de Pronto-atendimento Ambiental, com pessoal treinado, em plantão permanente, e equipado para atender emergências ambientais dentro da Poligonal do Porto do Itaqui e nos terminais de ferryboat da Ponta da Espera e do Cujupe.
Próximos anos
De acordo com as projeções mais recentes do Departamento Agrícola Americano (USDA), até 2030, as exportações de grãos no Brasil devem crescer mais de 36% e o Porto do Itaqui vem se preparando para esse cenário. A inauguração da 2ª fase do Tegram em 2020, aumentou a capacidade anual de exportação de grãos para 20 milhões de toneladas.
E para expansão da logística de importação de fertilizantes, insumo essencial da cadeia produtiva de grãos, foi firmada uma parceria entre a Companhia de Logística VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI) para a criação de um novo ramal ferroviário conectando a malha do Corredor Centro-Norte ao terminal da COPI no Porto do Itaqui.