InícioMaranhãoRETROSPECTIVA: MAIS QUATRO OBRAS DE SAÚDE FORAM ENTREGUES AO MARANHÃO EM 2021

RETROSPECTIVA: MAIS QUATRO OBRAS DE SAÚDE FORAM ENTREGUES AO MARANHÃO EM 2021

Em todo o Maranhão, a marca da gestão estadual é serviço de qualidade e obras excelentes. Por isso, na saúde, neste ano de 2021, foram entregues mais quatro construções hospitalares nas cidades de São Luís, Coroatá e Pedreiras sob a execução da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra).

Não é novidade que o Governo do Maranhão tem como pilar a saúde pública de qualidade. Por conta dos investimentos constantes em estruturas e pessoas, o estado teve a menor taxa de mortalidade por Covid no Brasil. Isso foi possível devido a capacidade dos profissionais de saúde e pelas excelentes estruturas hospitalares para atender pacientes em todo o estado.

Somente em 2021, a população recebeu mais quatro obras de saúde. São elas a reforma da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) e a última etapa do Hospital do Servidor, ambos localizados em São Luís, a reforma do Hospital Dr. Mamede Trovão, em Coroatá, e a construção do Hospital Municipal Dr. Kleber Branco de Pedreiras.

Executadas pela Sinfra, essas obras somaram um investimento de quase R$ 35 milhões e trouxeram a mais de um milhão e duzentas pessoas a oportunidade de ter um atendimento médico satisfatório.

Para Clayton Noleto, gestor da pasta, essas obras colocaram o Maranhão em um lugar de destaque no acesso a esse direito básico da população. “Saúde é um direito previsto por lei. Com as obras que entregamos neste ano e durante o governo, colocamos o Estado em um lugar de destaque no quesito atendimento médico”, comentou o secretário.

Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Foto: Márcio Sampaio)

Para o secretário de saúde, Carlos Lula, essa foi uma conquista para o povo, que agora pode obter atendimento na sua cidade ou nos municípios vizinhos. “Nossa rede de saúde, até 2014 era muito parecida com a do Amazonas, com Hospital e UTI em apenas uma cidade, que é Manaus. Era muito parecido com a rede que a gente tinha, mas em 2015 a gente mudou isso. Saímos de 3 cidades para 22 cidades com leitos de Unidade Intensiva. Essa grande rede hospitalar que a gente montou, permite que a gente tenha agora saúde regularizada”, destacou ele.

Infraestrutura de saúde em andamento

Além dessas quatro estruturas entregues, por meio da Sinfra, o Governo ainda mantém pela Secretaria mais nove obras de saúde em andamento nas cidades de Joselândia, Poção de Pedras, São Mateus, Paço do Lumiar, São Luís, Timon e Imperatriz.

Duas dessas obras, o Governo está investindo para revolucionar o atendimento de urgência e emergência nas duas maiores regiões do estado, o Hospital da Ilha, em São Luís, e o Hospital da Região Tocantina em Imperatriz. Com a capacidade de chegar até 400 leitos, os complexos de saúde serão as maiores instalações de saúde do Maranhão.

Essa foi a maior expansão da rede de atendimento médico em todos os anos no Estado.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA