InícioMaranhãoRegiões de Alpercatas e Sertão Maranhense iniciam Caravana de Municipalização do...

Regiões de Alpercatas e Sertão Maranhense iniciam Caravana de Municipalização do Sistema de Juventude

A Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv) realizou, nesta terça-feira (14), a primeira ação no processo de Municipalização do Sistema de Juventude no município de Colinas, onde recebeu as cidades do Sertão Maranhense e da região de Alpercatas: Barão de Grajaú, Buriti Bravo e Paraibano.

A ação foi iniciada com uma mesa de abertura pela manhã, onde reuniu secretarias de Juventude, Poder Judiciário, Prefeitura, vereadores e alunos do município. Seguindo para o segundo momento na parte da tarde, foram apresentados painéis de estruturação de Conselhos Municipais de Juventude e Plano Municipal da Juventude viabilizando políticas públicas para as juventudes; ação conjunta entre da Seejuv, Conselho Estadual da Juventude (Cejovem) em parceria com municípios do Maranhão.

O secretário de Juventude de Colinas, Tiago Reis, ressaltou a importância desse processo de municipalização de políticas públicas para a juventude.

“Eu vejo esse momento como histórico, em que a gente vê a nossa juventude avançando, crescendo, tendo mais espaço. Então essa municipalização e criação do plano municipal de juventude garante mais políticas públicas para a nossa juventude para que a gente possa trabalhar de forma concreta essas políticas: Me sinto muito feliz em participar desse momento aqui no nosso município de Colinas” disse secretário Municipal de Colinas.

Responsável por um dos painéis na atividade da caravana, o conselheiro Estadual da Juventude, Stefano Martins, declarou que as oficinas sobre o conselho municipal da juventude são cruciais nesses espaços onde realmente acontece a democratização com relação às políticas públicas.

“Nesses espaços, a gente acaba discutindo com a sociedade civil, com a própria juventude e com o poder público os melhores caminhos, para que a gente possa trilhar rumo a uma sociedade mais justa, que caiba todos e não esqueça nenhum. De fato, essas oficinas são importantes para os próprios municípios se sensibilizarem e criarem sua secretária, seus conselhos, para que possam realmente democratizar o sistema de juventude” falou conselheiro da Juventude.

< href="https://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/?p=319231">

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA