Em agosto de 2022, a gestora de projetos Rejane Rodrigues, de 52 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Ela procurou avaliação médica após perceber alterações na mama durante o banho. Com os serviços ofertados na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a paciente iniciou o tratamento no Hospital de Oncologia do Maranhão, em São Luís.
“Foi ao fazer o toque durante o banho. Eu percebi que tinha algo próximo da aréola que era diferente. Até que resolvi fazer o exame, porque mesmo fazendo todos os anos, decidi ir fora do prazo. O resultado foi um nódulo de dois centímetros em estágio inicial”, contou Rejane Rodrigues.
Anteriormente, no mês de abril de 2022, a família de Rejane teve a confirmação do quadro grave de saúde da mãe: Câncer de pulmão com metástase cerebral. Em seguida, no mês de agosto, foi confirmado o diagnóstico da filha. “Em casa eram duas pessoas com câncer, minha mãe e eu. Na época eu fiquei em pânico porque não tinha plano de saúde. Foi quando uma pessoa da família me indicou o Hospital de Oncologia e falei ‘Seja o que Deus quiser!’. Aqui se tornou a minha casa. Fiz amigos e recebi o acompanhamento maravilhoso de excelentes médicos”. A mãe de Rejane faleceu em dezembro de 2023.
No Hospital de Oncologia do Maranhão, Rejane Rodrigues fez o rastreamento completo, além dos exames ambulatoriais para fechar o diagnóstico. O tratamento foi iniciado em 10 de outubro de 2022 e, ao todo, foram 25 sessões de quimioterapia; duas cirurgias mamárias, sendo uma para retirada do quadrante onde o câncer se encontrava e outra plástica para corrigir a diferença entre as duas mamas; e mais 18 sessões de radioterapia. “Eu vinha para cá com um sentimento muito bom porque eu sabia que estava recebendo o remédio da minha cura”, completou.
Atualmente, Rejane Rodrigues faz o acompanhamento multidisciplinar de seis em seis meses, onde é observado todo quadro de saúde, tais como funções endócrinas, resistência física, digestiva, entre outros. O rastreio clínico é feito num período de cinco anos, tempo em que o organismo se recupera por completo do tratamento, servindo também de monitoramento para possível, ou não, recidiva da doença.
Outubro Rosa
Com a campanha estadual Outubro Rosa 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem como tema “Se liga! Prevenção é o ano todo”. Neste mês de outubro, a SES destinou mais de 4 mil exames de mamografia para serem realizados na rede estadual de saúde. Os exames ofertados são do tipo mamografia bilateral e mamografia para análise de alterações mamárias.
O agendamento pode ser feito através do aplicativo Disque Saúde, dos números 3190-9091 (ligação) e 98779-3856 (WhatsApp), ou através do site do Procon/MA, na aba serviço de saúde SES. É necessário documento com foto, cartão do SUS e a solicitação médica, exceto mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos que não precisam apresentar encaminhamento no período da campanha durante o mês de outubro.
Visualizações de postagens: 19