A criatividade, modernidade e inovação vão contar muito para escolha das empresas inscritas no programa Tecnova – Inova Maranhão Empresas. O projeto está em fase de avaliação das startups e tem como foco apoiar o desenvolvimento de produtos inovadores de negócios maranhenses. A proposta é estimular o aumento das atividades de inovação, a competitividade das empresas e movimentar a economia local.
O Tecnova é uma ação do Governo do Estado, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e integra o programa Inova Maranhão. O edital vai garantir apoio a projetos inovadores nas temáticas agropecuária, economia criativa, bem-estar social, indústria, tecnologias emergentes e informação. Serão selecionados projetos dentro dos critérios do edital e até o limite de R$ 280 mil.
Os critérios para seleção incluem ser empresas maranhenses de qualquer porte, receita bruta no último exercício igual ou inferior a R$ 16 milhões; registro na Junta Comercial ou no Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ), no mínimo seis meses antes do lançamento da chamada; ter atividade de no mínimo três meses antes do edital; não ter sido contratada em seleção pública; e ter atividade compatível com o projeto proposto.
“Este projeto é uma oportunidade para as empresas do Maranhão que querem inovar e, também, estimula a inovação nas empresas locais. Seja uma criação, melhoria de produto, de serviço, de processo e de método. Tudo isso faz parte do conjunto de iniciativas que se enquadram no projeto para receber recurso e assessoria técnica”, pontuou o superintendente de Inovação da Secti, Leandro Franco.
Serão selecionadas 14 startups pelo edital, com a previsão de resultado em março.