InícioMaranhãoProjeto de esporte estimula adolescentes da Funac a desenvolver talentos

Projeto de esporte estimula adolescentes da Funac a desenvolver talentos


(Foto: Afonso Barros)

Adolescentes da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) estão construindo uma nova história de vida por meio do esporte. Além do basquete, eles também estão participando do treino de futsal pelo Instituto Iziane Castro. O treino acontece na sede do projeto, no bairro da Liberdade.

O técnico em Educação Física da Funac, Thaylan Sousa, acompanhou o treino, apresentou os adolescentes e ressaltou a importância da intersetorialidade na ressocialização dos que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. 

“Parcerias como essa do Instituto Iziane são de extrema relevância para a fundação, pois a partir dela conseguimos iniciar o processo de reinserção dos socioeducandos na sociedade. Nas atividades esportivas, o adolescente vai ter convívio com outras pessoas para troca de experiências e reforçar alguns valores que já são trabalhados dentro das unidades. Nós esperamos que novas parcerias possam ser firmadas e que outros institutos e projetos abracem o esporte na socioeducação. Tanto a sociedade como o adolescente em cumprimento de medidas só tem a ganhar”, declara Thaylan Sousa. 

O adolescente que já treinou em outros times fala do seu primeiro contato com o projeto. “Gostei muito do treino, pretendo dar o máximo e me tornar profissional”, diz.

O técnico do projeto, Denilson Almeida, destaca como saudável a parceria. “É importante pela convivência com outros adolescentes e para que possam conhecer o projeto, pois tem muitas chances de ingressar em times profissionais”, comenta.

Para a ex-atleta, fundadora e diretora do instituto e representante da comissão de atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Iziane Castro, com o esporte, é possível aprender diversos valores e destaca os três principais do movimento olímpico, que são a amizade, excelência e respeito.

“Estimular o desenvolvimento de potencialidades, construir novos projetos de vida e contribuir para a formação desses jovens enquanto cidadãos de direitos. Além do compartilhamento de vivências com vistas ao alcance da participação social e desenvolvimento de habilidades e talentos”, concluiu.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA